Pesquisar
Close this search box.

Santander prevê aumento de vendas no varejo nos próximos meses

Apesar do declínio das vendas no varejo na margem em fevereiro, há uma distância muito grande para concluir que já ocorra desaceleração ou acomodação nas vendas do setor, avalia o economista-chefe do Banco Santander, Maurício Molan. Em entrevista o analista estimou que haverá retomada das vendas do comércio varejista nos próximos meses.
Em fevereiro, dados do IBGE mostraram queda de 0,4%, na série com ajuste sazonal, e avanço de 8,2% ante o mesmo período no ano anterior. Para a expectativa de avanço das vendas no varejo nos próximos meses, Molan observa que a confiança do consumidor está nas máximas históricas, a demanda continua muito forte e a reposição salarial continua acima da produtividade das empresas. Segundo estimativas do analista, as vendas no comércio varejista devem crescer 6% neste ano, ante o ano anterior.
Molan acrescenta que os dissídios salariais vão ocorrer em um momento (meados do ano) em que a inflação de 12 meses deve estar girando em torno de 7%. O aumento do custo de mão de obra, cita ele, deve elevar a pressão para repasses de preços.

BC indica Selic estável

Apesar da contínua deterioração das expectativas de inflação para 2011, a comunicação do Banco Central indica que a Selic ficará estável em 11,75% na reunião do Copom neste mês, na opinião do economista-chefe do Banco Santander, Maurício Molan. Entre o terceiro e o quarto trimestres, no entanto, deve ficar mais claro que a inflação não vai convergir tão facilmente para a meta em 2012. Então, a Selic deve ter elevação e encerrar o ano em 13%.
Em entrevista, Molan ponderou que, a partir das leituras dos documentos do BC, entende-se que há visão do colegiado de que a inflação convergirá para a meta em 2012 se o real ficar estável em torno do patamar de R$ 1,65. Mas, depois do terceiro trimestre, enfatiza ele, o BC deve perceber que esta estratégia não estará funcionando, deve ficar mais evidente a dificuldade na trajetória de convergência, quando o juro, então, deve voltar a subir.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar