Salão impulsiona promoção internacional

Quem passar pelo 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, aberto ontem e que vai até 5 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo, poderá conhecer o Espaço Marca Brasil

Quem passar pelo 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, aberto ontem e que vai até 5 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo, poderá conhecer o Espaço Marca Brasil. A iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) irá divulgar para os visitantes a marca que representa o turismo brasileiro no exterior. Já a agenda dos dirigentes do instituto prevê encontros estratégicos para incrementar a promoção turística internacional do Brasil. No Núcleo do Conhecimento, o instituto também estará presente, compartilhando as experiências na divulgação dos produtos turísticos brasileiros.
Para a abertura solene, estiveram presentes a presidente da Embratur, Jeanine Pires; o diretor de Turismo de Negócios e Eventos, Marcelo Pedroso; o diretor de Turismo de Lazer e Incentivos, José Luiz da Cunha; e o diretor de Marketing, Walter Vasconcelos. No mesmo dia, foi realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da campanha promocional Brasil Now, entre Embratur, idealizadora do selo, e Bito (Brazilian Incoming Travel Organization), ABR (Associação Brasileira de Resorts), Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), TAM, Gol/Varig e TAP.
A campanha visa atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil, com iniciativa público-privada, em momento de crise econômica internacional. O selo Brasil Now identifica promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e empresas de turismo a operadores internacionais que comercializam pacotes de destinos brasileiros no exterior.
A primeira fase da promoção começou com tarifas diferenciadas para pacotes comercializados por operadores turísticos dos Estados Unidos e América do Sul que trabalham com a rota para o Rio de Janeiro. A próxima etapa, cujo pontapé inicial foi dado ontem, vai agregar operadores turísticos europeus e voos para outras cidades brasileiras. Além disso, a iniciativa vai deixar de ser uma “promoção” para tornar-se um programa. O selo Brasil Now também foi incorporado à campanha publicitária Brasil Sensacional, que é voltada para o consumidor final e está no ar em 12 países.
O dia de hoje começa com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Embratur e BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), para a criação do Bureau de Luxo. A parceria irá incrementar a promoção do segmento no exterior. No mesmo dia, os executivos dos EBTs terão um encontro com os Bureaux de Ecoturismo e Aventura, Resorts, Golfe, Intercâmbio e Luxo para discutir o apoio a comercialização de produtos turísticos no exterior.
Neste dia, o Núcleo do Conhecimento terá duas palestras da Embratur. A presidente do Instituto, Jeanine Pires, debaterá o tema “Grandes Eventos Esportivos e o Marketing de Destinos Turísticos”; já a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto, participa do painel “Segmentação do Turismo: O papel do Poder Público e Privado”. Também faz parte da agenda a participação de Jeanine Pires na reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).
No terceiro dia do Salão de Turismo, quem participa do Núcleo de Conhecimento é o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, que irá falar sobre “Estratégias e Boas Práticas Observadas em Eventos Esportivos”. Já a presidente do Instituto, Jeanine Pires, participará da 25ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo.
No dia 4 de julho, a Embratur participará do fórum que tem como tema “Marca Brasil, Promoção Internacional e Captação de Eventos”. Os assessores da Presidência da Embratur, Walter Ferreira e Kátia Bitencourt serão responsáveis por mediar a discussão.
No estande que o Ministério do Turismo terá no evento, a Embratur realizará outras reuniões bilaterais, com entidades parceiras e secretarias de Turismo dos Estados, durante todos os dias da feira.

Operadores e jornalistas

Aproveitar a realização do Salão do Turismo para diversificar a oferta de destinos para operadores de turismo que já vendem destinos do Brasil no mercado internacional. Este é o principal objetivo da edição da Caravana Brasil Internacional, realizada pela Embratur, que reúne 17 operadores de sete países da América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Venezuela e Equador).

Amazonas aproveita seu espaço e apresenta novos roteiros turísticos

O governo do Estado do Amazonas por intermédio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), está apresentando durante o 4º Salão de Turismo Roteiros do Brasil os novos roteiros turísticos do Amazonas.
O Amazonas vai apresentar seus produtos e belezas no estande da Macrorregião Norte, decorado com artesanato caboclo e indígena do Amazonas, paisagens de pontos e atrativos turísticos do Estado, histórico e cultural, fauna e flora, turismo de aventura e ecoturismo. Foram produzidos folders e materiais de divulgação exclusivos para ser entregues aos operadores, agentes de turismo, jornalistas especializados e visitantes.
Os visitantes poderão conhecer seis atrativos turísticos: o Roteiro Pesca Esportiva, o maior circuito de pesca no Estado do Amazonas, representado principalmente pelo destino de Barcelos; o Roteiro Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável, localizado no Município de Tefé, a 450 quilômetros de Manaus, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá atrai ecoturistas de todas as partes, afim de conhecer as belezas naturais e paisagens cênicas; o Roteiro Boi Bumbá e Festivais, com as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, rivais de uma rica e colorida disputa, e o Festival do Guaraná em Maués, conhecido pelo fruto do guaraná e suas lendas indígenas; o Roteiro Passeios Fluviais, roteiro que permite aos visitantes algumas opções e agradam a todos os públicos; Roteiro Turismo de Aventura e Ecoturismo que envolve caminhada e canoagem, arvorismo, Caiaque, sobrevivência na selva, bóia-cross, mergulho e observação de pássaros; e o Roteiro Hotéis de Selva, estabelecimentos hoteleiros em áreas naturais, o turista que visita o Amazonas tem a oportunidade de conhecer os mistérios da floresta tropical, com guias altamente treinados, inclusive com cursos de especialização de sobrevivência na selva ministrados pelo Exército Brasileiro.
Além de conhecerem os atrativos turísticos naturais, o artesanato, a cultura e historia do Amazonas, os visitantes do estande poderão degustar da culinária amazonense.

Workshop de capacitação

Hoje, às 17h (horário de Brasília), a Amazonastur, com o apoio do Ministério do Turismo, irá realizar o workshop de Capacitação para Promoção do Estado do Amazonas – o Destino Verde do Brasil, onde será apresentado o novo site do turismo do Amazonas – o www.visitAmazonas.com – e CD-ROM com dados do turismo do Amazonas em dez idiomas, para capacitação de Agentes e Operadores de Turismo, e um coquetel para os convidados. O workshop acontece no Parque Anhembi, Palácio das Convenções, auditório 9, na capital paulista.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email