Salão de Negócios abre oportunidades

Empreendedores, pesquisadores e inventores dos Estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) podem inscrever propostas para participar do Salão de Negócios Criativos, que será realizado durante a 6ª Fiam 2013 (Feira Internacional da Amazônia), no mês de novembro.
Serão selecionados 15 planos de negócios de produtos e serviços com caráter inovador e de interesse para o desenvolvimento sustentável da região que serão expostos a investidores, visando viabilizar a transferência de capital.
A seleção das propostas é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), que disponibiliza o Edital 021/2013 – Programa de Apoio para o Salão de Negócios Criativos –Criação de Ativos da Amazônia.
Os interessados têm até o dia 30 de agosto para submeter propostas no protocolo da sede da Fapeam, localizada na travessa do Dera, s/n, Flores, no horário das 9h às 13h. Para a inscrição, devem ter cadastro no SigFapeam, e realizar os procedimentos descritos no edital.
Para participar, a proposta deve se enquadrar nas seguintes linhas de interesses: produtos regionais (frutas, sementes, óleos essenciais, fibras e peixes); produção (bioindústria, biocosméticos, fitoterápicos, fitocosméticos, artefatos, móveis de madeira e biojoias); turismo e outros segmentos na área de biotecnologia. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro.
Salão de negócios
Em sua quarta edição, o Salão de Negócios Criativos é uma realização da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia). A iniciativa tem o objetivo de incentivar o investimento de capital em empreendimentos que aliem rentabilidade e que tenham impacto positivo no desenvolvimento regional. Na programação do evento consta a realização do 3° Fórum de Investidores na Amazônia e a apresentação de propostas de negócios.
O coordenador do Núcleo de Geração de Negócios do CBA, Marck Silva, explicou que entre as novidades em relação à edição anterior está a ampliação do período de realização do Salão de Negócios, que passará a ser realizado em três dias, de 28 a 30 de novembro, e tem a expectativa de ampliar de 9 para 20 a quantidade de investidores, tanto locais, como nacionais e internacionais. “Já contamos com dois investidores confirmados. Somente na região, identificamos 81 potenciais investidores para serem apresentados aos produtos e serviços que serão selecionados por meio do edital da Fapeam”, disse Silva.

Capacitando empreendedores em capital de risco

Os empreendedores, pesquisadores e inventores que tiverem suas propostas selecionadas terão treinamento para apresentarem suas propostas aos investidores e receberão orientação sobre como funciona os investimentos em capital de risco. “Eles precisam estar preparados para saber o que os investidores procuram e que documentos solicitam, entre outros requisitos. Essa preparação amplia as chances de efetivar negócios”, frisou o coordenador do Núcleo de Geração de Negócios do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia).
Com o objetivo de melhorar essa qualificação em relação ao que já é feito, Silva destaca os esforços para que a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência de fomento do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), possa realizar o treinamento e contribuir com sua expertise. “Atualmente, a Finep compõe a comissão de seleção dos planos de negócio, juntamente com a SECTI-AM (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), a Suframa, a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazona) e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Será um ganho se conseguirmos ampliar essa preparação”, afirmou Silva.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email