Pesquisar
Close this search box.

Salão de Duas Rodas traz novidades para o setor

https://www.jcam.com.br/econo2_cad1_1810.jpg

A IX edição do Salão Duas Rodas, maior evento nacional de motocicletas, bicicletas e acessórios do segmento teve início na terça-feira, em São Paulo, dando ênfase a produção do setor no PIM (Pólo Industrial de Manaus) para uma platéia de aproximadamente 400 pessoas, constituídas por executivos, formadores de opinião de todo o país e de representantes do governo federal.

O evento também divulgou dados econômicos, que refletem o atual período de bonança do setor de motocicletas, que segundo estatística da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) no último período de janeiro a setembro apresentou um crescimento de 27,3% nas vendas de motos, em relação aos mesmos meses de 2006. Só até setembro já foram comercializadas 1,65 milhão de unidades das fabricantes do país.
O destaque ao modelo industrial do Amazonas foi feito pelo presidente da Abraciclo (Associação Brasileira de XXX), Paulo Shuiti Takeuchi, que aproveitou a oportunidade para citar a ZFM (Zona Franca de Manaus), como um exemplo de sucesso e desenvolvimento tecnológico ao país.

“O modelo industrial do Amazonas deu certo e hoje é considerado um verdadeiro parque tecnológico, comportando grandes empresas, como é o caso do segmento de duas rodas, que atualmente se encontra em pleno crescimento e se fortalece a cada ano”, enfatizou o dirigente.

Entre a platéia presente esteve o ex-ministro do Mdic (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Luiz Fernando Furlan, considerado um dos grandes defensores da manutenção dos incentivos fiscais do Amazonas, que em entrevista ao JC, disse que sua política de incentivos fiscais a favor da ZFM está tendo continuidade na gestão do atual titular do ministério, Miguel Jorge.

“Minhas ações a favor do pólo de Manaus foram determinadas pela política de governo do presidente Lula, que desde o início defende o desenvolvimento às indústrias do Estado e essa mesma orientação está sendo dada ao Miguel Jorge, pois houve apenas uma troca de nome, mas a administração é a mesma, portanto, não há motivos para ele agir diferente com relação as atitudes a favor da região”, Furlan.

Segundo o ex-ministro do Mdic, a Zona Franca de Manaus, deverá atingir mais desenvolvimento nos próximos anos, por ter o governo federal como um importante aliado. “O presidente da República já demonstrou na prática que seu posicionamento sobre o PIM é de incentivo ao seu desenvolvimento, então, não há dúvidas que esse modelo tende a receber mais apoio dele”, frisou Furlan.

Neste ano, o evento de duas rodas conta com a participação de 375 expositores, que num espaço de 76 mil m2 reúne 742 marcas oriundas de 23 países. Entre as grandes novidades a BRP (Bombardier Recreational Products) lançou no salão, o seu modelo de motocicleta de três rodas, O Can-Am Spyder Roadster, que tem motor de 988cc de dois cilindros em “V”, desenvolvido e fabricado pela BRP Rotax.
“Este veículo é inovador, não há nada igual no mundo, pois ele tem um designer totalmente diferente dos demais modelos, podendo ser descrito como uma mistura de motocicleta e carro conversível, garantindo segurança e conforto a quem for usá-lo”, destacou um dos gerentes da empresa Fábio Gonçalves.

O modelo, fabricado no Canadá, ainda não está sendo comercializado no país, mas a empresa começou a cadastrar o nome de quem estiver disposto a esperar pelos primeiros exemplares no início de 2008.

Em meio a tantas novidades no aspecto de designer e tecnologia, a Yamaha Motor da Amazônia se destacou entre tantas por demonstrar sua preocupação com o meio ambiente e lançou um protótipo de motoneta, que reduz a zero o nível de emissões de gases poluentes na atmosfera. O modelo denominado de FC-me utiliza o metanol e água por meio do hidrogênio, obtendo energia para rodar, emitindo vapor d´água no meio ambiente.

O modelo ainda não está disponível às vendas porque aind

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar