Pesquisar
Close this search box.

Saiba o que fazer para evitar as dores decorrentes de longas viagens nas férias

Por maior que seja o desejo de conhecer cidades e países distantes, a perspectiva de passar horas na mesma posição durante a viagem é desanimadora. Isso porque, ao final do trajeto, o corpo cobra o preço pela longa jornada. “Carro, ônibus ou avião, não importa o meio de locomoção, há regras básicas a serem seguidas por aqueles que querem preservar especialmente a coluna, órgão duramente atingido por erros posturais”, afirma a fisioterapeuta Patrícia Lacombe, presidente da ABGH (Associação Brasileira de Ginástica Holística).

A especialista conhece profundamente o assunto. Em sua prática diária, à frente do Instituto de Correção Postural que leva seu nome, é crescente o atendimento a pacientes que reclamam de dores nas costas. No caso das viagens, Dra. Patrícia tem uma cartilha. “O primeiro passo é acomodar-se corretamente. Independente do meio de locomoção, devemos sentar sobre os ísquios, os ossinhos no bumbum”, ensina.

“No caso do automóvel, o motorista primeiro senta-se sobre os ísquios e apenas depois disso ajusta o banco. Pernas e braços devem ficar a uma distância adequada dos pedais e volante – nem longe e nem perto demais, evitando assim tensões desnecessárias. Só após esses procedimentos, deve arrumar o retrovisor interno”, descreve. A fisioterapeuta explica que detectar dificuldades em relação ao retrovisor durante a viagem indica que a postura não está mais correta. “Nesse caso, o motorista deve alinhar-se novamente ao invés de reajustar o espelho”, complementa.

O ato de sentar-se corretamente esconde outros segredos. “O viajante deve posicionar-se de maneira ereta e manter uma boa contração abdominal. Assim, estabelece um bom empilhamento da coluna, protegendo-a”, descreve.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar