Pesquisar
Close this search box.

Safra recorde tem efeito menor para conter preços dos alimentos

O efeito da safra recorde de grãos para a contenção de preços dos alimentos e do IPP (Índice de Preços ao Produtor) é cada vez menor com o passar dos meses, afirmou o técnico da coordenação de indústria do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Cristiano Santos.
Os alimentos subiram 0,16% em abril no IPP, após queda de 1,22% em março. Nesse período, o indicador de preços da indústria de transformação passou de alta de 0,04% para avanço de 0,35%.
‘Acredito que o impacto maior da safra recorde esteve concentrado nos primeiros meses do ano. O efeito fica mais tênue agora’, disse o especialista do IBGE, ressaltando que a contenção nos preços foi causada, principalmente, pelo aumento na produção de soja.
No acumulado do ano até abril, os preços dos alimentos caíram 5,08% na indústria, contribuindo com -1,03 ponto percentual para a formação do IPP, que no mesmo período recuou 0,06%. Em igual período do ano passado, o IPP avançava 1,64%.
De acordo com o IBGE, as principais baixas no ano em alimentos ocorreram em tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração de óleo de soja; óleo de soja refinado; e açúcar cristal.
Nos quatro primeiros meses de 2013, todas as taxas mensais do indicador foram menores que as verificadas pelo IBGE em igual período de 2012.
‘Isso se deve aos alimentos, que ajudaram a conter o IPP nesse início de ano, diferentemente do ano passado, quando a inflação de alimentos, assim como em outros períodos, estava altas’, disse ele.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar