Pesquisar
Close this search box.

Sabin busca parcerias socioambientais

https://www.jcam.com.br/PGB1_2901.bmp

O Instituto Sabin, prestes a completar 10 anos e atuando em vários Estados acaba de publicar edital para selecionar parceiros. As parcerias buscam montar uma rede de fornecedores de práticas sustentáveis para o Grupo Sabin. Manaus, uma das praças que mais recebe investimentos do Grupo, já conta com iniciativas socioambientais do Instituto, mas a expectativa de novos parceiros e o estreitamento de relações com a comunidade pode gerar mais ações.
“Em 10 anos a se completar em maio, o Instituto Sabin vem se envolvendo cada vez mais nas comunidades, este edital é nossa contrapartida às cidades que nos acolhem. Cada vez mais inserido na questão socioambiental, queremos estender essa questão a todo nosso processo produtivo,” disse o gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni.

Boas parceiras
Para participar, a entidade interessada precisa apresentar iniciativas inovadoras de empreendedorismo e ações socioambientais, desde que sem a participação governamental, conta Fábio Deboni. “O edital é aberto a todo o Brasil e buscamos parceiras que tenham boas iniciativas. Produtos ou serviços de entidades como cooperativas, ONGs e empresas terão suas propostas estudadas e Manaus, por ser a cidade que recebe grandes investimentos do grupo, sempre esteve em nossos planos”, conta.
Estas práticas sustentáveis afetariam enormemente na cadeia produtiva dos laboratórios que já descartam responsavelmente as embalagens plásticas após os exames. “Quando pensamos em todos os resíduos sólidos que são gerados em nossos exames, vemos a necessidade de se buscar ideias inovadoras para a reutilização destes, gerando novos produtos. Estes novos produtos poderão ser brindes para parceiros do grupo, por exemplo”, afirma Deboni.

Sabin e a comunidade
Estreitar laços com a comunidade é uma ação comum a todas as cidades que têm unidades dos Labroratórios Sabin e em Manaus a entidade ‘adotada’ após a seleção por edital merece um olhar especial do Grupo. “A relação com a comunidade é muito importante para o grupo Sabin. Em Manaus temos uma parceria com a Casa Vhida que trata de crianças portadoras do vírus HIV. Atendemos a demanda da Casa oferecendo consultas de cortesia. Foi assim em 2014 e a parceria continuará em 2015”, ressalta o gerente executivo.
A gestão das entidades selecionadas também ganha um aporte do Grupo, comenta Deboni. “Ainda com a Casa Vhida, oferecemos desenvolvimento organizacional para a entidade que escolhe a melhor forma de gerir a casa. Durante um ano, destacamos um profissional em gestão que por um número de horas vai prestar esta consultoria. Atitudes assim impactam um número enorme de pessoas”, disse.
Conhecedor das dificuldades sofridas pelos amazônidas na época de subida das águas, Deboni espera que propostas de entidades cheguem ao Grupo, para que outros trabalhos sejam iniciados. “Temos expectativas de recebermos um grande número de propostas. Alguns problemas de saúde causados pelas águas das enchentes necessitam de exames detalhados e estamos prontos para atender as entidades que cuidam da questão. Basta participar do edital que estudaremos os casos”, resume.
Em fim de fevereiro e início de março o Instituto Sabin inaugura junto a SDS (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e comunidade da Cidade Nova, uma academia ao ar livre no Parque Samaúma, destinada à terceira idade. “Nessa parceria doamos os equipamentos que estão sendo instalados por moradores das proximidades. Uniremos a questão ambiental, pelo local em que está se instalando e o social, pelo impacto que terá na comunidade e principalmente na terceira idade. Iremos impactar positivamente na qualidade de vida destas pessoas,” conclui Deboni.

No Amazonas
Em Manaus desde maio de 2012, o Laboratório Sabin, empresa com mais de 30 anos de atuação, comemora o crescimento e busca expandir ainda mais seus negócios na cidade. Entre as metas que já receberam o ‘start’ para 2015, está previsto o aporte de R$ 3 milhões que será utilizado para a abertura de cinco novas unidades, uma delas com 700 m2 de área técnica no Adrianópolis e outra unidade no Shopping Ponta Negra, além de investimentos em novas contratações, tecnologia da informação e marketing.

Inscrições
Podem participar da seleção entidades privadas com ou sem fins lucrativos; universidades públicas e privadas e fundações; institutos e fundações familiares independentes ou empresariais; cooperativas e associações comunitárias. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro de 2015. O edital tem abrangência nacional e pode ser acessado no site do Instituto Sabin –www.institutosabin.org.br.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar