Pesquisar
Close this search box.

RS aposta no plantio de soja para verão

O Rio Grande do Sul vai apostar no plantio da soja na safra de verão, segundo dados do primeiro levantamento do ciclo 2010/11, divulgados ontem pela Emater durante a Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários), que acontece em Esteio (RS). A área cultivada com o grão deverá crescer 1,5%, para 4,083 milhões de hectares ante 4,021 milhões de hectares no período anterior, tomando espaço do milho. A redução na área plantada com o cereal será de 3,7%, com 1,109 milhões de hectares ante 1,151 milhões de hectares em 2009/2010.
O diretor-técnico da Emater, Alencar Rugeri, disse que os preços mais baixos do milho tiveram pouca influência na intenção dos produtores de substituir o cereal pela soja. “A rotação de culturas é tradicionalmente realizada pela maioria dos produtores do Estado, por isso, o plantio de milho não terá uma redução de área significativa”, afirmou. A produtividade inicial prevista para a safra de milho é 4.190 kg/ha e de 2.240 kg/ha para soja. Para as lavouras de feijão, a entidade prevê rendimento de 1.190 kg/ha, e para o arroz, 7.040 kg/ha.
A área total dedicada aos grãos deverá atingir 6.412.685 de hectares no Estado, 1,0% maior que no ciclo anterior, quando foram plantados 6,349 milhões de hectares. Mas a produção total deverá registrar uma queda de 4,8% na safra de verão, para 21,948 milhões de toneladas. Essa diminuição é creditada a uma acomodação da produção depois do recorde visto no ciclo 2009/10

Efeitos do clima

De acordo com Rugeri, a Emater está recomendando aos produtores que façam o plantio escalonado para reduzir os efeitos do clima nas lavouras, que neste ano estarão sob influência do La Niña. O fenômeno resfria as águas do Oceano Pacífico e atrasa as chuvas, que também ocorrem de forma irregular durante as fases do plantio e desenvolvimento das lavouras. Segundo ele, os agricultores estão usando mais tecnologia no plantio, o que pode ajudar a reduzir eventuais perdas, mesmo em anos de estiagem. “O uso do plantio direto, irrigação e sementes com variedades diferentes está melhorando os índices de produtividade dos grãos do Estado”, disse. Rugeri estima que, neste ano, 95% das sementes de soja utilizadas pelos agricultores serão transgênicas. O Rio Grande do Sul ainda não possui esse tipo de levantamento em relação ao milho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar