Pesquisar
Close this search box.

Roubos e furtos de carros caíram 10% em Manaus no primeiro semestre do ano 

Andreia Leite

@andreiasleite_

twitter @jcommercio

O número de ocorrências de roubo e furto de automóveis em Manaus, registrou redução de 10% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. Foram 299 ocorrências registradas este ano e 333 casos nos primeiros seis meses do ano passado.  Ao mesmo tempo, mais de 570 veículos foram recuperados na capital no primeiro semestre de 2022, segundo a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas).  

O resultado nos números de resgate desses veículos está associado à implantação do Paredão, sistema de câmeras inteligentes de videomonitoramento, criadas para reduzir roubos e furtos de veículos em Manaus, além de colaborar na elucidação de crimes na capital. Segundo o Ciaisp (Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública), que coordena a ferramenta de combate à criminalidade entre janeiro e junho deste ano, 574 veículos foram recuperados com o auxílio da ferramenta.  

A SSP-AM reforça que determinou a intensificação das ações policiais integradas das polícias Militar e Civil, além do apoio do Neot (Núcleo Especializado em Operações de Trânsito), do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito). 

O sistema de câmeras inteligentes conta com 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, explicou que a inteligência da SSP-AM, em conjunto com a tecnologia, está trazendo resultados positivos na recuperação dos veículos.

“A SSP-AM tem trabalhado muito utilizando a tecnologia e nossa área de inteligência é um exemplo disso, com a implantação do sistema de câmeras inteligentes conhecido como Paredão. Se comparar o semestre passado com este, estamos com mais recuperação de veículos do que roubo, um avanço muito positivo. Estamos utilizando tecnologia na elucidação da recuperação, bem como na parte de investigação onde entra a inteligência”, observou.

De acordo com o relatório, o número representa uma média de 96 veículos recuperados por mês e três por dia. As 500 câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos da capital e estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O general ressaltou a integração entre os órgãos estaduais, municipais e federais.

“A inteligência está muito integrada, além da integração dos órgãos das secretarias aqui do estado, estamos também trabalhando de maneira conjunta buscando esses agentes da Polícia Federal, Receita Federal, Exército, Marinha, Força Aérea e a Polícia Rodoviária Federal”, destacou o secretário.

Prejuízo

Quem já passou por essas ações criminosas, além do trauma, arcar com despesas após os danos é frustrante. “Ainda mais quando o carro é roubado e não tem seguro. Eu consegui recuperar o meu veículo, roubado ano passado,  mas tive que  arcar com os prejuízos, devido eu não ter um suporte em caso de ocorrências”, contou o assistente de operação de rede Thiago Barreto. 

O pesadelo de se deparar com o carro todo quebrado devido a um furto, traz impacto até hoje para uma universitária que prefere não se identificar. Do automóvel foram levados o som, um netbook e vários outros pertences. “O meu erro foi ter estacionado numa rua um pouco distante da faculdade, por não ter outra vaga mais  próxima. Para completar eles ainda furaram um dos pneus. Um verdadeiro vandalismo”, relatou ela. 

Tentamos ter acesso aos modelos de automóveis mais furtados ou roubados, mas a secretaria não forneceu os dados.  

Comparativo

O Jornal do Commercio teve acesso a um conteúdo do Boletim Econômico Tracker-Fecap, onde o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, citou  que “os SUVs, por serem veículos mais caros e luxuosos, proporcionalmente possuem peças com valores mais altos, e isso é levado em consideração também no mercado ilegal dos desmanches. Assim, focar nestas ações criminosas gera uma lucratividade maior para as quadrilhas especializadas, que começam a preferir esses modelos de veículos. O gradual crescimento da categoria nos últimos anos, com excelentes resultados de vendas, estimulam ainda mais os criminosos”.

Na capital paulista, por exemplo, os carros mais visados são também os que apresentaram as maiores altas nas estatísticas dos roubos e furtos. Destaque para o Hyundai Creta 16A Attitude, que teve um crescimento de 125,81% no número de roubos de janeiro a abril. “Dentre os 4 modelos mais furtados no período, observa-se um crescimento dos crimes na comparação com o mesmo quadrimestre de 2021. Chevrolet Corsa Wind (+26,48%); Chevrolet Onix 1.0MT LT (+53,00%); Hyundai HB20 1.0M Comfort (+26,63%) e Fiat Mobi Like (+10,56%). Já nos modelos mais roubados, além do Creta, estão Hyundai HB20 1.0M Comfort (+30,56%); Chevrolet Onix 1.0MT LT (+34,38%); e Fiat Argo Drive 1.0 (+21,31%)”, afirma o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fecap, Erivaldo Costa Vieira.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar