Pesquisar
Close this search box.

Roberto Cidade quer vacinação imediata a motoristas e cobradores do Transporte Público

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), informou sobre a apresentação de uma indicação ao Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), solicitando a inclusão de motoristas e cobradores do Transporte Público da capital para a vacinação imediata.

De acordo com o parlamentar, mais de 600 mil pessoas utilizam o transporte público diariamente em Manaus e os funcionários do transporte público não podem se furtar da missão, em garantir o funcionamento e produção da economia no país.

“Priorizar a vacinação desses profissionais pode evitar a contaminação e morte destes trabalhadores, assim como, evitar que sejam vetores de contaminação a seus familiares e passageiros, por conta do contato diário com estas pessoas”, pontuou.

Outra justificativa apontada pelo chefe do Legislativo é a precariedade dos veículos, a ventilação deficiente, superlotação em horários de pico, entre outros. “As pessoas compartilham assentos e apoios, o que torna o ambiente de trabalho dos motoristas e cobradores, altamente insalubre e propício à contaminação por Covid-19”, disse.

Roberto Cidade aponta dados de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os quais demonstraram que esta categoria tem 71% de chances de contaminação em seu trabalho diário, sendo a segunda em risco de atuação, atrás apenas dos profissionais de saúde, atuantes na linha de frente de combate à Covid-19.

Ainda durante o discurso, o presidente da Aleam lamentou as mais de 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil e reforçou a importância da vacinação em massa para frear a contaminação e mortes causadas pelo vírus.

“Infelizmente na data de ontem chegamos a mais de 300 brasileiros mortos pela pandemia e a nossa maior arma nessa batalha é a vacinação. Fico feliz por saber que o Governo Federal, em coletiva, falou em priorizar a vacinação no Brasil. Quero acreditar que o novo Ministro vai olhar com carinho para o Amazonas”, destacou.

FCecon aprimora ala cirúrgica com emenda de Delegado Péricles 

 Foto José Zamith

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve na Fundação de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), para constatar pessoalmente todos os equipamentos e insumos adquiridos com a emenda no valor de R$ 491.208,99, destinada por ele à unidade de saúde. Referência em tratamento de câncer no Estado, a Fcecon foi uma das contempladas no Edital de Emendas promovido pelo parlamentar em 2020.

“O valor possibilitou à Fundação adquirir desde caixas cirúrgica, impressoras térmicas, endoscópio, dentre tantos outros materiais, até microcomputadores, purificadores e bombas de seringa. Nesta semana vim aqui para, junto ao diretor da unidade, o médico Gerson Mourão, ver e ouvir o que conseguimos aprimorar na ala cirúrgica, no atendimento aos pacientes e, ainda, na rotina de trabalho dos profissionais de saúde que aqui atuam. É isso que eu quero: ajudar sempre no que estiver no meu alcance para que nosso Estado consiga de fato a saúde pública que nossa população merece”, comemorou o deputado.

De acordo com Péricles, foram adquiridos pela Fundação, caixas cirúrgicas de cabeça e pescoço e oftalmológica, impressora térmica, pinças diferenciadas laringoscópios, estiletes, vídeo endoscopia, microcomputadores, dentre outros materiais e equipamentos.

“Nesses dois últimos anos tenho selecionado os destinatários de minhas emendas via edital, justamente para garantir aqueles que realmente precisam o suporte necessário. A FCecon foi uma das contempladas e eu fico realmente feliz em colaborar, não só denunciando atos ilícitos de gestão, mas também auxiliando no aprimoramento do serviço prestado à população”, concluiu.

Em 2020, Péricles destinou total de R$2.872.366,12 para a saúde do Estado.

Sessão Especial debate a importância de se apurar e checar veracidade de notícias 

 Foto DIRCOM/ALEAM

A importância do combate às fake news (notícias falsas) foi debatida durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A medida de autoria do deputado Sinésio Campos (PT) foi alusiva ao Dia Estadual de Conscientização e Combate às Fake News (celebrado no dia 24 de março), tendo em vista a necessidade de se apurar e checar a veracidade das notícias divulgadas nas redes sociais.

Segundo dados da Polícia Civil, nos primeiros dois meses de 2021, foi registrado um aumento de 241% no número de ocorrências por invasão a dispositivos informáticos, em comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão dos casos está relacionada, principalmente, a golpes como a clonagem de contas de aplicativos de mensagem instantânea.

De janeiro a fevereiro deste ano, foram registrados 174 boletins de ocorrência com relatos sobre invasões de dispositivos. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 51 casos.

“Falar de Fake News é falar de notícia falsa e é algo que não é simples. Devemos ter ciência que uma notícia falsa pode ser devastadora para as pessoas. Teve um caso como no Amazonas este ano, no mês de Janeiro, que em um momento de pandemia que vivemos, divulgaram um áudio propagando que os supermercado iriam fechar e as pessoas  se desesperam e a cidade virou um pandemônio e lotaram os supermercados e era um fake news. Já identificamos quem foi, mas as pessoas precisam ter responsabilidade com o que divulgam”, explicou o delegado Heron Ferreira.

O presidente do Sindicado dos Jornalistas, Wilson Reis, falou do compromisso ético da profissão na divulgação de notícias. “O fato é que hoje todos se sentem um pouco Jornalista e, esse combate às notícias falsas, deve ser também como forma de tentar blindar os profissionais de Jornalismo que cada vez mais devem prezar pela ética e compromisso social com a sociedade”, disse Wilson Reis.

A delegada da Delegacia Geral, Emília Ferraz Carvalho Moreira, falou que futuramente a Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, terá uma Sede própria. “Estamos iniciando as tratativas para fazer a Sede da Delegacia Especializada Contra Crimes Cibernéticos e vamos ter um quantitativo de material mais efetivo que venha atender melhor a população. A Sede do prédio vai ser no bairro Japiim”, disse a delegada.

Ao final da Audiência o autor da propositura, deputado Sinésio Campos propôs que seja realizado de forma conjunta com a Escola do Legislativo da Aleam, Delegacia Geral, Sindicato dos Jornalistas e Secretaria de Segurança Pública palestras de conscientização e combate às fake news nas escolas.

Foto/Destaque: Evandro Seixas

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar