Riscos & Seguros – Fomos surpreendidos

O sol anunciava mais um dia, quando sobressaltados, recebemos a notícia. Faleceu, logo cedo, pela manhã, o senador Jefferson Péres! E nos perguntávamos, ainda insones e agora atônitos, o que aconteceu? E a resposta, um tanto quanto simples e por isso estarrecedora, era a de que o seu coração havia parado de bater, fulminado por um infarto. Acredito que, mais do que todos nós, o próprio senador Jefferson Péres foi surpreendido. Afinal, como haveria de acontecer algo assim? Ainda nos perguntamos!

Nunca estamos preparados.
Nossos afazeres, nossos trabalhos e as nossas lutas nos fazem esquecer, muitas vezes, de nós mesmos. Preocupados com tantas coisas, seguimos sempre em frente. Pertencemos ao aqui e ao agora. O futuro, o fazemos todos os dias assim que levantamos de um sono que se compara ao da eternidade. Mas, num instante, estamos de volta, presentes, escrevendo as linhas das nossas vidas e deixando as marcas de nossos passos.

A lembrança do senador Jefferson Péres
Lembro bem, como relatei na coluna, em outra data, uma tarde agradável em que o senador Jefferson Péres nos recebeu em sua casa no Adrianópolis, para tratar de mais um daqueles assuntos que interessam ao Estado do Amazonas. Muito calmo e sempre cordial e respeitoso. Ao dirigir-me a sua pessoal como Excelência, retrucou pedindo “nem tanto ao mar, nem tanto a terra, vamos ficar no senhor, pois ele é mais adequado ao respeito da minha idade”. Esse era o senador Jefferson Péres.

A homenagem de Pedro Simon
O pronunciamento do Senador Pedro Simon (PMDB-RS) na segunda-feira dia 26/05/08, transmitida pela TV Senado, foi digna de uma homenagem prestada a um amigo e irmão. Possuidor de uma verve oratória mais que refinada, o Senador discorreu sobre os seus sentimentos e da saudade, que guardava no seu coração, do amigo Jefferson. O discurso de pesar, feito por um brasileiro da extirpe de Pedro Simon, Senador de um Estado do extremo sul, é um discurso que enaltece, engrandece e dignifica o Estado do Amazonas. É verdade que se trata de uma despedida, e da manifesta tristeza de um amigo, mas é também, o depoimento de um homem que reconhece no cidadão Jefferson Péres o comprometimento, a hombridade e a dignidade atribuída somente àqueles que tombam em combate e na defesa dos interesses de seu país.

Trechos de um discurso de despedida (Homenagem do sr.Pedro ao sr.Jefferson)
“Não é fácil (…) neste nosso plano de vida, eu estou forçado a falar hoje, com os olhos voltados para uma cadeira vazia, para corredores e sala em silêncio. É por isso que, sem disfarçar a minha saudade, sem disfarçar a minha tristeza, mas, principalmente, para me dirigir aos arredores de Deus, eu quero falar para o meu irmão Jefferson Peres olhando para o alto”.
“Tu, Jefferson, não eras de muitas palavras – o suficiente para orientar as nossas ações. Teus apartes completavam as nossas idéias e aprimoravam os nossos pronunciamentos”.
“Algumas vezes, se necessário, desmontavam por completo o pensamento dos que pensavam diferente de ti, exatamente porque tu não eras de meias palavras”.
“Nessa vida passageira, meu caro Jefferson, irmão mais velho (…) Não te deixaste cair em tentações. Livraste-nos de tantos males que ocupavam as prateleiras das mentes empoeiradas pela corrupção e pela falta de ética”.

“Eu nunca te vi adjetivar, quando o assunto era apenas substantivo. Foi assim, por exemplo, no Conselho de Ética, quando a pauta era a conduta do presidente do Congresso”.
“Eu nunca te vi também embevecido ou hipnotizado pelas tentações dos holofotes. Bastava-te, unicamente, Jefferson, a luz dos fatos. Preferiste guiar-te tão-somente por ela e estendeste essa mesma luz sobre nós, embora, contra a tua vontade manifestada sem receios, a tenhamos apagado, muitas vezes, em votações secretas, movidas, aí sim, pela conduta merecedora dos piores adjetivos”.
“Em teu último discurso, Jefferson, neste plenário, sobre a Amazônia, quando nós manifestávamos preocupação com a cobiça internacional sobr

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email