Pesquisar
Close this search box.

Situação da ZFM se afunila ainda mais

O cerco se fecha contra a ZFM, uma situação que vem inquietando muita gente, gerando novos aliados contra o decreto presidencial que prorrogou por mais 30 dias a alíquota de 25% do IPI. Todos compartilham do mesmo sentimento de que o Amazonas vive a iminência de sofrer uma fuga coletiva de empresas caso o Planalto não reveja a sua decisão, orquestrada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com sua política neoliberal, sem conhecer as peculiaridades de um modelo econômico que representa a maior receita da região, mantendo uma ampla cadeia produtiva e milhares de empregos no Estado.

Todas lideranças locais estão apreensivas. Comércio, indústria, políticos e até trabalhadores definem estratégias contras as medidas.  O Sindicato dos Metalúrgicos empreendeu uma ampla manifestação para pressionar a equipe econômica, mas cobra uma contraofensiva imediata por parte do governo do Amazonas contra o presidente Jair Bolsonaro, que não cumpriu o acordo fechado após as negociações em Brasília.  A OAB-AM se colocou, inclusive, à disposição para traçar o caminho jurídico que derrube as medidas. Para a instituição, é inconstitucional suspender a isenção do tributo para a Zona Franca, uma prerrogativa já consolidada na Constituição Federal. E não se sabe o que ocorrerá mais adiante. Tudo continua ainda muito nebuloso.

Comodismo

Analistas avaliam que a Câmara e a Assembleia ainda continuam muito acomodadas na definição de estratégias contra o decreto presidencial em torno da redução do IPI. Por ora, o que acontece são apenas gritarias nas duas casas legislativas durante as sessões plenárias. Porém, ainda não se vê (na prática) iniciativas que realmente influenciem na possibilidade de uma grande contraofensiva em relação às medidas do governo central. Tem que ser imediato. Bolsonaro não está preocupado com a Zona Franca.

Absurdo

O pré-candidato ao governo do Amazonas pelo Avante, Chico Preto, classificou como uma piada de mau gosto a proposta do ministro Paulo Guedes para o Amazonas de trocar o crédito de IPI pelo crédito de carbono. O ex-deputado disse que nenhuma atividade nesse sentido vai gerar os R$ 180 bilhões de faturamento e os mais de 100 mil empregos, como o faz hoje a ZFM. Para ele, reduzir a alíquota do imposto prejudica a indústria nacional, beneficiando outros países. Quanto tropeço desse atual governo.

Pressão

O Sindicato dos Metalúrgicos promete pressionar o governo do Amazonas a recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o decreto presidencial que prorrogou a alíquota do IPI. A classe trabalhadora exige que o governado do Estado mova imediatamente um recurso junto à maior instância jurídica do País. Para juristas, a região tem grandes chances de reverter a decisão do Planalto pelo fato de a Constituição prever essa prerrogativa da região em usufruir desses benefícios fiscais. O que estão esperando?

CPI

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi o único do Amazonas a assinar a proposta de uma CPI para investigar as contas do MEC. A questão veio à tona após o então ministro Milton Ribeiro ter sido acusado de privilegiar pastores na distribuição de verbas, com a suposta anuência de Bolsonaro. O escândalo culminou até em sua demissão. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se recusou a referendar a instalação da comissão. E Eduardo Braga (MDB-AM) se manteve em silêncio. Quais os interesses por trás disso?

Inconveniente

O coronel Menezes é um virtual candidato ao Senado, mas a sua forma de fazer política causa muita indignação e antipatia em seus potenciais adversários, segundo analistas consultados. Sua inconveniência é repugnante. E não é visto com bons olhos por estar sempre lambendo as botas de Bolsonaro, por quem tem uma admiração tão piegas que exala muito ‘puxa saquismo. Não é com ataques e vilipendiando a dignidade das pessoas que se consegue ser um legítimo representante do povo.

Gás

A queda no preço do gás de cozinha (minguados 0,25 centavos de real por quilo) pegou a todos de surpresa. Segundo a Petrobras, a redução só foi possível graças à taxa de câmbio, que tem refletido uma valorização do real frente ao dólar. Mesmo assim, muitas consumidores estão recorrendo a carvão e lenha para cozinhar os alimentos. O GLP virou um produto de luxo e poucos têm condições ainda de continuar comprando um item tão essencial nas cozinhas. Um absurdo.

Cheia

Quem apostava numa enchente menor que a do ano passado no Amazonas, errou nas previsões. As chuvas continuam não dando trégua. A subida dos rios já passa dos 27 metros, um pouco abaixo do nível de 2021. Vários municípios já decretaram situação de emergência. Em Manaus, a prefeitura diz já estar em execução um plano de contingência para auxiliar a população afetada. A mesma coisa faz o governo no interior. Virão dias com mais dificuldades. É necessária uma ampla assistência.

Camarada

O PSB confirmou Geraldo Alckmin como vice na chapa de Lula na nova corrida eleitoral pela presidência. Para o petista, o ex-governador é um grande camarada que vai fortalecer mais ainda a disputa que deve ficar mesmo polarizada entre ele e Bolsonaro, segundo as últimas pesquisas de intenções de voto. O Planalto já arregaça as mangas temendo uma vitória do ex-presidente já no primeiro turno. E não é à toa ver hoje Bolsonaro defender medidas que antes condenava publicamente. Tudo pela reeleição.

FRASES

“Paulo Guedes acaba com a indústria nacional reduzindo a alíquota do IPI”.

Chico Preto, pré-candidato ao Senado pelo Avante.

“Pautou o Brasil pela cloroquina e pela morte”.

João Doria (PSDB), pré-candidato à presidência, sobre Bolsonaro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar