Pesquisar
Close this search box.

RH estratégico nas organizações

A história da administração mostra que cada novo momento é repleto de necessidades do melhor relacionamento com pessoas no ambiente interno e externo das organizações.
As pessoas precisam ser tratadas e geridas como pessoas para melhor produzir trazendo rentabilidade para as empresas. Tudo nos leva a crer que quanto mais se evolui cientificamente mais se afasta do ser humano. Dizemos muitas vezes que este é o preço para o progresso. Ledo engano, pois o progresso existe para evoluirmos enquanto seres viventes e possuidores da razão. Contudo, nas organizações já verificamos um novo momento de prosperidade e inteligência. A preocupação em administrar os funcionários/colaboradores fazendo com que eles estejam bem em seu local de trabalho é uma realidade. As consultorias em RH vêm sendo procuradas para auxiliar neste novo momento que as empresas buscam transformar o departamento de pessoal (RH) em um departamento estratégico ou tentam dividir dentro deste departamento uma função operacional e outra estratégica, fazendo a terceirização da parte operacional. Nunca a terceirização foi tão praticada em nosso país como nos dias atuais.
No momento em que vivemos, as relações interpessoais são um grande diferencial no ser humano. Quando a organização olha para o ser humano (funcionário/colaborador) buscando sempre o seu melhor, tudo flui com mais rapidez e precisão e como conseqüência a comunicação passa a ser mais bem trabalhada eliminando desperdícios dos mais diversos tipos principalmente de tempo. Assim se vê mais lucros, mais disponibilidades, mais satisfação, enfim a harmonia que sempre deve existir entre capital e trabalho. Pois, um não vive sem o outro, e cada um deve ser ponderado em suas necessidades e ações a fim de reduzir discordâncias, divergências desnecessárias para a continuidade saudável das relações.

As organizações com visão futurista já conseguem ver que a busca de melhorias continua acelera o desenvolvimento de modo bastante satisfatório para a nova realidade do mercado. Verdadeiramente o que se necessita é ainda o amadurecimento de algumas relações entre o capital e o trabalho, pois o trabalhador também necessita melhorar a sua visão como funcionário/colaborador do progresso de sua empresa. Um maior envolvimento nos projetos da organização pode ser um dos passos necessários. Declara-se aqui a necessidade bilateral de uma melhor e maior convivência entre forças para se ver um progresso organizado e com perspectivas de melhores dias para todos os envolvidos na questão.

A terceirização da parte operacional do RH é uma necessidade atual. Este departamento precisa desenvolver projetos estratégicos internos e para isso o tempo é o diferencial. Se permanecer com toda a parte operacional e não desenvolver a parte estratégica dificilmente se trará grandes progressos e projetos. Para melhor desempenho deste setor medidas administrativas devem ser tomadas para iniciar a real revolução intelectual das organizações que tanto necessitamos. Esta área da empresa precisa focar no desenvolvimento e crescimento do pessoal que compõem a organização.

Certamente, com os Recursos Humanos pensando estrategicamente facilitará a resolução de problemas que hoje fazem parte de seu cotidiano. Teremos contratações, integrações, treinamentos, analises dos desempenhos, reciclagens, promoções enfim teremos uma empresa com rentabilidade garantida, colaboradores comprometidos com os resultados, e estes sempre em crescimento positivo, poderemos estar até entre as 100 melhores, as 50 melhores, as 10 melhores empresas para se trabalhar neste país. Tudo isso é uma opção não só da empresa, mas acima de tudo de todos os participantes do processo incluindo aqui o capitalista e o trabalhador.

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial, Admi­nistrador de Empresas e Professor Universitário. E-mail: [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar