Pesquisar
Close this search box.

RH estratégico e sua importância nas empresas

De um lado, a tecnologia, a informática e a internet estão cada vez mais presentes em todas as empresas. Isso tem feito com que todas as empresas tenham telefones, computadores, softwares, impressoras, dentre várias outras modernidades. Do ponto de vista tecnológico, todas as empresas contam com recursos muito similares.
Além do alto progresso tecnológico, somado à globalização e à alta capacidade de comunicação, a economia está cada vez mais aquecida e faz com que as mudanças se tornem muito frequentes e o cenário altamente competitivo. Isso resulta em novas e competitivas empresas e na necessidade de administrar margens de lucro cada vez menores em operações eficientes e enxutas.
Com as empresas praticamente equiparadas em termos tecnológicos e a grande competitividade, onde estará o diferencial nas companhias? Imaginem, em uma corrida de carros, onde todos correm com carros similares. Onde estará o diferencial competitivo? Sem dúvida no piloto!
Desta forma, nosso cenário atual faz com que o talento individual tenha cada vez mais valor nas empresas. Mas quando falamos de talento, falamos de profissionais capacitados, preparados e qualificados para desempenhar bem suas funções.
Portanto, reter e contratar bem são tarefas importantes e, consequentemente, função fundamental do RH atual e estratégico.
Hoje o RH está mais exigente com o perfil do profissional que busca para sua empresa. Pode estar nas mãos dos profissionais de RH a qualidade dos serviços prestados ou mesmo o futuro de uma organização.
Talento é cada vez mais a palavra da vez. Já se fala que saímos da era da indústria para a era do serviço e que, agora, estamos saindo da era do serviço para a era do talento.
Atrair e reter os melhores talentos é a grande função do RH estratégico. Sobre estes dois fundamentais e importantes papéis, poderia falar muito sobre o “reter”, mas vou preferir focar agora no “atrair”.
O problema é que, para contratar bem, é necessário que se invista tempo nesta tarefa e, frente às inúmeras outras que lhe são atribuídas, invariavelmente o profissional de recursos humanos acaba impedido de dedicar o tempo necessário a esta parte tão importante.
Infelizmente, o RH tradicional ainda executa muitas tarefas operacionais. Isso o impede de investir tempo naquelas que são seus principais focos.
Algo importante a fazer para melhorar este cenário é sistematizar as operações mecânicas ou ainda analisar quais podem ser eliminadas. Isso permitiria focar no principal objetivo desse profissional: contratar bem.
E contratar bem é com certeza uma tarefa extremamente importante e fundamental deste novo e estratégico perfil do RH.
Se uma pessoa é o que come, podemos dizer que uma empresa é o que ela contrata. Se uma pessoa não se alimentar bem, ficará com sua saúde fraca, lenta e não competitiva. Se ela se alimentar bem, ficará saudável, ágil e competitiva. Assim é com uma empresa. Se uma empresa contratar bem, ficará saudável, ágil e competitiva.
Contratar bem significa encontrar a pessoa certa, para a vaga certa, na hora certa e pelo motivo certo. No entanto, muitas vezes isso não acontece.
Além disso, a empresa, de um lado, precisa ter uma boa estrutura para reter seus talentos e, por outro, pode utilizar isso como forma de atrair novos profissionais melhor qualificados.
Mas na hora de contratar, é fundamental lançar mão de ferramentas que auxiliem na localização rápida de pessoas que estejam dentro do perfil desejado.
É assim que deve trabalhar o novo RH estratégico: contratando bem e retendo com qualidade.
As empresas ideais para se trabalhar são aquelas que colocam seus colaboradores em lugar de destaque, valorizando o ser humano. Com isso, conquistam um clima melhor de trabalho e acabam sendo mais competitivas e lucrativas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar