Pesquisar
Close this search box.

Revista Arrecadação Em Foco é lançada em site internacional

A revista “Arrecadação em Foco” foi criada em janeiro de 2008 e sua primeira edição foi em julho de 2008. Sua fundadora é Socorro Fonseca Silveira, Técnica de Arrecadação de Tributos Estaduais da Sefaz/AM, que na época também era presidente da Associação dos Técnicos de Arrecadação de Tributos Estaduais do Amazonas – Astate/AM.  

A partir de 2009 a revista ampliou o leque de informações para Tributos, Treinamentos, Projetos, Eventos, Benefícios de se fazer academia, Culinária, Estética, Turismo, Saúde, Lazer em geral.  

Em 2015 foram agregados artigos dos nossos parlamentares e entrevistas com autoridades que faziam excelentes trabalhos em prol do Amazonas, Suframa, Fucapi, INPA, etc.    

Com a pandemia, foi criada a revista eletrônica “Arrecadação em Foco”, lançada em site internacional para o mundo inteiro visualizar, com a assinatura da Astate/AM e do Sinditate-Fisco/AM.   

Confira a revista nos links abaixo: https://cutt.ly/aRApdKI; https://cutt.ly/4RApxvP; https://cutt.ly/GRApEiY e https://cutt.ly/URApUKe 

Tribunal de Justiça do Amazonas lança edital para estágio de nível superior em Direito

O edital prevê 50 vagas para preenchimento imediato e formação de cadastro reserva para estagiários do curso de Direito matriculados em instituições de ensino superior no Estado do Amazonas.

Para saber mais acesse: https://cutt.ly/GRALuoW 

Texto

Descrição gerada automaticamente

Educação Fiscal em Debate: O Servidor como contribuinte – Qual a sua atitude?  

Com o objetivo de apresentar as instituições que compõem o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de janeiro (GEFE-RJ), e consequentemente, que promovem o Programa de Educação Fiscal do Estado, possibilitando a reflexão sobre temáticas pertinentes e atuais aos alunos universitários, servidores públicos e professores, o projeto consiste em debates online ministrados e moderados remotamente por servidores destas instituições: SEFAZ-RJ, Receita federal, CGU, PGFN, SEEDUC-RJ, CGE-RJ, TCE-RJ, TCMRJ, Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro e IDC.

A cada evento, os debates terão uma programação com temas a respeito da importância socioeconômica dos tributos e controle dos gastos públicos, além das atribuições de cada órgão, e como a sociedade pode utilizar-se destas instituições para um efetivo controle social.

Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Fazendária no Youtube (https://cutt.ly/fgTtfku), e duração de 1 hora, o evento contará com certificação para Atividades Complementares.

Maiores informações: [email protected]    

Educação Fiscal de Goiás homenageia professores e servidores públicos em live para todo o Brasil

Hoje, 27/10, às 19h30, o Circuito de Lives do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia do Estado de Goiás realizará edição especial, em homenagem ao Dia do Professor (15/10) e do Servidor Público (28/10). 

A abertura do webinário será feita pelo superintendente de Informações Fiscais da Secretaria da Economia, Walber Santana, que vai destacar a importância do Fundeb como mecanismo de financiamento para o desenvolvimento da educação pública no Brasil e valorização do professor. Em seguida, o coordenador da Educação Fiscal, José Humberto Corrêa de Miranda fará referência à importância do serviço público na aplicação ética dos tributos arrecadados pelo Estado. 

O evento será realizado no canal do Youtube: “Educação Fiscal Goiás” e participantes poderão solicitar certificado de participação, por meio do chat ao vivo. Link: https://youtu.be/0ctQkHlk_bM 

“A criação do programa Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) pela Receita Federal é louvável, ajuda no atendimento da sociedade mas também na formação do profissional contador, já permitindo a aquisição de experiência prática desde o início da graduação. Aqui na Estácio estamos muito otimistas com o que poderemos alcançar com o NAF, tanto em termos de atendimento da sociedade quanto em melhoria da profissionalização dos nossos alunos.

Eduardo Baldoino é Mestre em Contabilidade e Controladoria pela UFSC e é coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Estácio do Amazonas.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade.

Governo Federal disponibiliza versão simplificada do eSocial para MEI e segurados especiais

Logotipo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Os microempreendedores individuais (MEI) e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, podem usufruir de novas facilidades dos novos módulos simplificados do eSocial, a partir de ontem, 25/10. O eSocial é um ambiente digital voltado para escrituração das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, onde também poderão ser prestadas informações sobre a comercialização da produção.

Com o módulo simplificado, os empregadores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e poderão pagar os valores devidos gerando o Documento de Arrecadação do e-Social (DAE) diretamente por este sistema. Esta facilidade dispensa a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para transmitir a DCTFWeb e gerar o documento de arrecadação.

Confira mais informações no site do e-Social em https://www.gov.br/esocial 

Contato da coluna

[email protected] ou  [email protected] 

Foto/Destaque: Divulgação

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar