Pesquisar
Close this search box.

Revisão para cima da inflação não agrada Paulo Bernardo

A revisão para cima das projeções de inflação feita pelo Banco Central não agradou o ministro Paulo Bernardo (Planejamento). No entanto, ele afirmou que elas refletem a realidade.

“Eu não gosto, mas a realidade é essa que está aí. As projeções têm que ser feitas em razão do que acontece”, afirmou.

No “Relatório de Inflação” divulgado, o BC elevou de 3,5% para 4% a previsão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para es-te ano e de 4,1% para 4,2% a projeção para o próximo ano.

Questionado se isso ocorreu porque o BC determinou uma meta (4,5%) acima da projeção do mercado para o ano que vem, o ministro afirmou que essa avaliação era o mesmo que acreditar que “o rabo abana o cachorro” e que as projeções são baseadas em fatores como a demanda interna, cenários externo e alterações nos preços dos produtos agrícolas (entressafra).

Tarifas bancárias

Bernardo afirmou que a concorrência no sistema financeiro deve preservar os interesses dos consumidores e que o momento é oportuno para se fazer um debate sobre cobrança de tarifas bancárias.

No entanto, o ministro ressaltou que, embora o governo não tenha como objetivo tabelar esses serviços, irá tomar alguma medida para mudar o atual quadro. “Há um crescimento muito expressivo das tarifas que são cobradas. Acho que isso chegou a um ponto que exige um debate. Acho que temos que tomar alguma medida”, afirmou.
Segundo ele, o governo tem recebido reclamações de que as tarifas cobradas pelos bancos estão elevadas e, em alguns casos, abusivas e que esses serviços também elevam a conta do chamado “custo Brasil”. “É oportuno fazer o debate.

Não queremos dar a idéia de que queremos tabelar isso. A concorrência é importante, mas é importante ter um debate que preserve o interesse do consumidor”.
Bernardo considerou ainda “razoável” a proposta de auto-regulamentação apresentada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Caso o governo realmente venha a tomar alguma medida em relação às tarifas bancárias, o ministro não detalhou se isso será feito por meio de decisão do CMN (Conselho Monetária Nacional) ou por uma legislação específica.

Energia governo

O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, confirmou as parcerias firmadas pelas subsidiárias da Eletrobrás para participar do leilão da usina de Santo Antônio no rio Madeira (Rondônia).

A Chesf firmou parceria com a Camargo Corrêa, a Eletronorte com o Grupo Alusa, e a Eletrosul com o grupo franco-belga Suez. Furnas já tem contrato para participar do leilão com a Odebrecht.

Hubner ressaltou que as negociações foram conduzidas pela própria Eletrobrás, e não pelo governo.
“Fiz uma reunião com o grupo Eletrobrás demonstrando para eles como eram as regras e como e que eles poderiam participar.

A partir daí, essa negociação foi conduzida pela Eletrobrás que já fez diversas reuniões. O que disseram foi isso (os consórcios) de fato”, disse após evento da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica.
De acordo com o ministro, apesar de o setor privado ver a Chesf como a melhor das subsidiárias para a parceria, a concorrência foi grande pela Eletronorte, que tem experiência na construção de usinas da Região Amazônica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar