Pesquisar
Close this search box.

REUNIÕES – Dilma inicia série de reuniões setoriais com ministros

A presidente Dilma Rousseff começou na última quinta-feira uma série de encontros setoriais com os ministros de todas as áreas do governo. A ideia é fazer uma prévia para a primeira reunião ministerial de 2012 marcada para o dia 23, na qual estarão presentes 38 ministros. Nas reuniões, a temática social predominará. Na manhã da última quinta-feira, o assunto foi o Plano Brasil sem Miséria.
Ao longo do dia, a presidente teve conversas com os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além de Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) também são esperados no Palácio do Planalto.
A ministra da Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, disse que nas conversas Dilma e os ministros farão uma avaliação dos programas e das ações do governo. A expectativa é que sejam definidas as metas até dezembro.
Pela primeira vez no ano, a presidente vai reunir os titulares das 38 pastas do governo. Essa será a segunda reunião ministerial da gestão de Dilma. A primeira ocorreu no começo do mandato presidencial, em janeiro de 2011.
Essa reunião ministerial deve ser a última com a atual equipe, pois alguns dos atuais titulares pretendem deixar os cargos para concorrer às eleições municipais de outubro. Na quinta-feira, a Presidência da República confirmou a saída de Haddad que lançará sua candidatura para prefeito de São Paulo, capital. No lugar dele, assume o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Aloizio Mercadante.
Em substituição a Mercadante, foi escolhido o cientista Marco Antonio Raupp, que preside a AEB (Agência Espacial Brasileira). Há ainda a previsão de a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, também deixar o cargo para concorrer à Prefeitura de Vitória (Espírito Santo).

“Grande ministro”

O ministro Fernando Haddad (Educação) fez uma série de elogios ao seu sucessor no cargo e disse que Aloizio Mercadante será “um grande ministro”.
Haddad deixa o ministério para se dedicar às eleições pela Prefeitura de São Paulo. O ministro está confirmado como o candidato do PT.
O Palácio do Planalto confirmou Mercadante no lugar de Haddad, a partir da próxima semana. O novo ministro da Ciência e Tecnologia será Marco Antônio Raupp, atualmente presidente da Agência Especial Brasileira.
“Acho um grande quadro. Mercadante fez um trabalho reconhecido no Ministério da Ciência e Tecnologia. É uma figura preparadíssima e está tendo todos os cuidados para fazer uma transição tranquila. E vai ser um grande ministro, com toda a certeza”, disse após a gravação do programa “Bom Dia Ministro”, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Haddad informou que considera improvável uma aliança com o PSD, partido do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O ministro disse que as opções de Kassab são oferecer apoio ao ex-governador José Serra (PSDB) ou buscar apoio para lançar o atual vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD).
O ministro, no entanto, evitou comentar questões políticas na manhã de quinta-feira. “Sobre política de São Paulo, eu não vou comentar. Dou entrevista sobre política quando não estiver na função de ministro da Educação. Quando eu estou em São Paulo, ou à noite, ou nos finais de semana, eu falo sobre o assunto, dou entrevista”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar