Pesquisar
Close this search box.

Retomada ainda não aconteceu

Divulgação

A Superintendência da Zona Franca de Manaus realizou um segundo levantamento de dados junto às empresas do Polo Industrial de Manaus no período de 12 a 17 de maio. Numa amostra composta por 50 empresas, dentre as maiores do PIM entre faturamento, investimentos e geração de empregos, 30% afirmaram que paralisaram totalmente as atividades – no primeiro levantamento, de abril, o percentual foi de 28%; 20% optaram por não realizar nenhum tipo de paralisação nas atividades (21% em abril); 22% das empresas optaram por paralisar entre um quarto e metade das suas atividades (20% em abril); 12% optaram por paralisar até um quarto das suas atividades (15% em abril); e as demais, 16%, paralisaram entre metade a 75% das atividades (16% em abril).  Entre as causas da paralisação total ou parcial das atividades, 70% das empresas citaram a redução da demanda ou cancelamento de pedidos de produtos; 58% citaram a proteção dos recursos humanos da empresa; 16% alegaram escassez de capital de giro para pagamento de pessoal e/ou fornecedores; 10% afirmaram haver falta de insumos, componentes ou matérias-primas importadas; e 2% a falta de insumos, componentes ou matérias-primas nacionais. 

Integração

O Tribunal de Contas do Amazonas, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, iniciou tratativas com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, para integrar os sistemas da Corte de Contas ao Cadastro Nacional de Advogados, visando viabilizar uma maior eficácia e praticidade nas operações de cadastro e ativação dos advogados nos sistemas da Corte de Contas e facilitando a troca de informações entre os órgãos para melhorar o controle dos processos por parte do Tribunal.

Rebanho

Os criadores de bovinos e bubalinos dos municípios de Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá devem vacinar seus animais de todas as idades até o dia 31 de maio. A campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, que teve início no dia 1º deste mês, atinge 442 propriedades rurais e 16.791 bovídeos na primeira etapa.

Internacional

Dois importantes veículos de comunicação, de credibilidade mundial, o jornal “Financial Times” e a revista “Times”, publicaram amplas reportagens sobre o avanço da Covid-19 no Brasil, colocando Manaus e o Amazonas como áreas críticas dos efeitos do novo coronavírus. Em ambas, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segue contrariando recomendações quanto ao isolamento social.

Irregular

A fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus intensificou o monitoramento de ocupações irregulares em áreas protegidas neste período de quarentena, por conta da pandemia de Covid-19. Ontem fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade estiveram na comunidade São João, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável e autuaram em 750 Unidades Fiscais do Município – o equivalente a aproximadamente R$ 78 mil -, o responsável pela construção de um muro de contenção em plena área de preservação permanente do lago do Tupé.

Agenda

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas lançam hoje a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2020. O documento, direcionado aos parlamentares da bancada federal, reúne assuntos estratégicos em prol da constante defesa da Zona Franca de Manaus.

Improbidade

O Ministério Público Federal apresentou ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Pauini (a 920 quilômetros de Manaus), Eliana de Oliveira Amorim, por não prestar contas de recursos federais destinados à educação no município. A conduta da prefeita causou dano de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

COVID-19

Com número de casos do novo coronavírus ultrapassando o da capital nesta semana, os municípios do interior do Amazonas por outro lado têm número de óbitos inversamente proporcional. As 58 localidades do interior com casos registrados acumulam 32% de óbitos e menos da metade das mortes registradas em Manaus. No Boletim de quarta-feira (20/05), quando a capital apontou 11.643 casos (49,12%) e 1.057 óbitos (68%), o interior tinha 12.061 casos (50,88%), e 504 óbitos em 46 municípios.

Lives

A “Agenda Virtual” da Secretaria de Estado da Cultura desta semana conta com shows que vão do Boi-Bumbá até a música clássica, passando pelo rock e até um espetáculo sobre musicais. A iniciativa tem o objetivo de divulgar as lives que os artistas amazonenses estão realizando durante o período de isolamento social e distribuir recursos entre eles, já que estão sem a oportunidade de realizar shows.

Frases

“O presidente (Jair Bolsonaro) é corresponsável por muitas mortes da Covid-19.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, em entrevista à revista Time

“Nenhum homem covarde vai me vencer”. Alessandra Campelo (MDB), deputada estadual que abriu guerra contra o colega Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar