Pesquisar
Close this search box.

Reta final para candidatos na disputa pelo voto

Faltando três dias para as eleições municiais de 2016, a movimentação aumenta nos comitês dos candidatos e nos órgãos públicos envolvidos no pleito. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Já o segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, último domingo do mês, somente nas cidades com mais de 200 mil eleitores e que não elegeram seus prefeitos pela maioria dos votos válidos.
Hoje, 29 de setembro, encerra a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Amanhã, 30 de setembro, termina o período de exibição de propaganda eleitoral paga e finalizam os trabalhos de carga e lacre das urnas eletrônicas para votação nas zonas eleitorais de Manaus. No domingo, 2 de outubro, é realizado o primeiro turno das eleições. Já em 28 de outubro é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e da propaganda paga na imprensa escrita. Finalizando o calendário eleitoral 2016, será realizado o segundo turno das eleições municipais no dia 30 de outubro.

Lei seca

A Lei Seca das Eleições 2016 começa a valer no próximo sábado, 1º de outubro, às 18h até às 23h do domingo (2), em Manaus. A medida visa atender a determinação de uma Portaria Conjunta, assinada pelo presidente do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador Yedo Simões e pelo Secretário de Segurança Pública do Amazonas, delegado Sérgio Fontes. O descumprimento da determinação caracteriza a prática do crime de desobediência, previsto no artigo 347 do código eleitoral brasileiro (lei nº 4.737/1965).
Em nota, o TRE-AM reitera que o consumo liberado, afeta a capacidade de discernimento do ser humano. Além disso, o consumo de bebida alcoólica no dia das eleições, comumente, acarreta transtornos, compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto, tanto que, em eleições anteriores, a proibição apresentou eficácia, reduzindo o número de ocorrências nos locais de votação.

Transporte gratuito
Como já é tradição em Manaus, os usuários do transporte coletivo poderão circular gratuitamente, nos dias de votação. No primeiro turno das Eleições Municipais 2016, o horário foi determinado entre 4h da madrugada e meia-noite, na capital amazonense. A gratuidade também vale, em um eventual segundo turno, no dia 30 de outubro. Confira o Decreto publicado na edição do dia 26 de setembro de 2016, do DOM (Diário Oficial do Município).
De acordo com a PMM (Prefeitura de Manaus) por meio do Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito) uma mega operação de trânsito vai garantir fluidez para o dia da votação. Assim, o trânsito de Manaus será monitorado por 385 agentes, no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições 2016.
A partir das 6h da manhã até às 23h, do dia 2 de outubro, os agentes de trânsito em viaturas, motocicletas e postos de serviços, ficarão em pontos estratégicos nos perímetros dos colégios eleitorais com maior número de eleitores para intensificar o monitoramento e garantir a fluidez. A operação será realizada em todas as zonas da cidade e não inclui interdição ou alteração na circulação de vias.
O diretor-presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, informou que o planejamento foi feito com muita cautela. “Toda a equipe do Manaustrans está envolvida e empenhada para proporcionar um pleito com o trânsito em ordem, boa fluidez, para garantir a segurança de todos os usuários da via”, assegurou. Para solicitar a presença de agentes de trânsito, o contato pode ser feito através do telefone 0800-092-1188.

Local de votação:

Candidato: Arthur Neto (PSDB) nº 45 “Por uma só Manaus”
Horário: a definir
Local: Colégio Amazonense Dom Pedro II, av. Sete de Setembro, s/n° – Centro

Candidato: Hissa Abrahão (PDT) nº 12 “novas Ideias, Novo Caminho”
Horário: período da manhã
Local: 3º Colégio da Polícia Militar, rua Santa Helena s/n°, no Parque São Pedro (bairro da Carbrás), zona Oeste

Candidato: José Ricardo (PT) nº 13 “Compromisso com o Povo”
Horário: 9h30
Local: CSU do Parque Dez, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul

Candidato: Henrique Oliveira (SD) nº 77 “Pra Manaus Vencer”
Horário: 8h30
Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n°, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul

Candidato: Luiz Castro (Rede) Nº 18 “Sim, é possível!”
Horário: 9h às 10h
Local: Universidade Nilton Lins, av. Prof. Nilton Lins, 3.259, Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona Centro-Sul

Candidato: Marcelo Ramos (PR) nº 22 “Mudança para Transformar”
Horário: 9h
Local: EST/UEA Escola Superior de Tecnologia, av. Darcy Vargas, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul

Candidato: Serafim Corrêa (PSB) nº 40
Horário: 9h30
Local: Parque do Idoso, rua Jorge Baird, 422, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul

Candidato: Silas Câmara (PRB) nº 10 “Somos todos Manaus”
Horário: a definir
Local: Escola Álvaro Maia, rua 06, 23, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul

Candidato: Queiroz (PSOL) nº 50 “Manaus por nós: construindo o poder popular”
Horário: 9h
Local: Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, na av. Presidente Médici, s/n°, bairro Coroado, zona Leste

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar