Pesquisar
Close this search box.

Resultado do concurso ‘Meu Robô na Pandemia da Covid-19’ sai nesta terça

Resultado do concurso ‘Meu Robô na Pandemia da Covid-19’  sai nesta terça

Com o tema “Meio Ambiente – Reciclagem”, a Prefeitura de Manaus divulga nesta terça-feira, 4/8, a partir das 14h, por meio de aplicativo de conversa, o resultado do concurso “Meu Robô na Pandemia da Covid-19”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de 11 escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste participaram da ação, no período de 11 de maio a 17 de julho, com um total de 44 vídeos temáticos, que estão disponíveis no YouTube (https://bit.ly/2PhXNAd).

Serão premiados os três primeiros colocados do 3º, 4º e 5º ano. Os alunos em primeiro lugar vão receber uma medalha, estojo personalizado e um kit escolar. Já o segundo e terceiro lugar, serão contemplados com uma medalha e um estojo. A avaliação é realizada por formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, assessores pedagógicos da DDZ Oeste, técnicos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e coordenadores de telecentros das DDZs Sul, Centro-Sul e Leste II.

O concurso visa promover a educação ambiental e estimular a coleta seletiva, despertando no aluno a consciência ecológica e auxiliando no desenvolvimento cognitivo. A construção do robô de sucata poderá auxiliar de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos do 3º ao 5º ano produziram vídeos com o passo a passo da construção do robô de sucata.

Os vídeos dos alunos participantes do concurso “Meu Robô na Pandemia da Covid-9” estão disponíveis no canal do YouTube.  De acordo com a assessora de tecnologia da DDZ Oeste, Yvana Ribeiro, o concurso apresentou trabalhos bem interessantes dos alunos dentro da temática. Para ela, isso mostra que os avaliadores terão muito trabalho para selecionar os melhores vídeos.

“Durante a construção dos robôs, os alunos aprenderam a importância da reciclagem, da reutilização de material e da preservação do meio ambiente. Também usaram a criatividade para confeccionar os robôs. Os resultados foram surpreendentes, assim como a integração da família devido a participação dos pais e alunos”, comentou.

A gestora Sarah Vieira Filgueiras, da escola municipal Nossa Senhora de Fátima, bairro Nova Esperança, participou do concurso com cinco alunos do 5º ano. Segundo a educadora, a atividade foi motivacional para as crianças nesse cenário de pandemia. “A perspectiva da escola na participação do projeto foi de despertar a sensibilização nas crianças referente a educação ambiental, tornando-se necessário a conscientização da importância na preservação do meio ambiente em nossas vidas, tornando o ambiente em que vivemos mais agradável nesse momento em que estamos ficando em casa utilizando materiais recicláveis do cotidiano”, disse.

O aluno do 5º ano, Anthony Jose Zambrane Freire, 10, da escola municipal Escritor Lima Barreto, localizada no Parque Riachuelo – Tarumã, foi um dos estudantes que representou sua escola no concurso. Para o estudante, que vive a expectativa do resultado, foi um aprendizado muito grande. “Quando a professora Karollyne Mamed lançou o convite para produzir um robô, fiquei muito interessado em construir e foi igual a um jogo. Participei, porque quero ser programador de jogos. Fiquei com vontade de descobrir como as máquinas e os jogos funcionam”, contou.

A premiação dos alunos destaques do concurso será realizada no dia 13 de agosto, às 9h, no auditório da DDZ Oeste, bairro Alvorada, e seguirá todas as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção ao novo coronavírus.  

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar