Restaurantes e pousadas se modernizam para atender turistas no litoral do Paraná

Na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, hotéis, pousadas, bares e restaurantes aplicam o Programa Qualidade na Mesa. O projeto é do Sebrae e visa à melhoria e a segurança dos alimentos e, assim, atrair mais turistas.
“A cada ano os visitantes estão mais exigentes, mais informados, mais sensibilizados para essas questões. Eles dão naturalmente preferência aos empreendimentos que têm esse tipo de preocupação”, disse Aldo César Carvalho, do Sebrae no Paraná.
O empresário argentino Victor Hugo Martirena é o dono de uma pousada da Ilha do Mel. Aqui, o trabalho começa cedo. E ele aprendeu que só água corrente não elimina as bactérias.
O ideal é deixar as frutas de molho na água, com algumas gotas de água sanitária, por 15 minutos. O empresário faz questão de servir frutas de qualidade aos clientes. “Nós vamos duas ou três vezes por semana a Paranaguá ou a Curitiba para buscar frutas. Nós selecionamos cada uma das frutas”, disse o empresário argentino.
No bufê, a iluminação destaca as frutas. Sucos, bolos e pães completam o café da manhã. “Excelente. Bem com o clima da ilha mesmo”, exaltou Mara Lúcia Pannebecker.
A pousada também investiu em tecnologia para preservar o meio ambiente. Há uma máquina que lava a louça com apenas dois litros de água. Já um sistema de calha reaproveita a água da chuva, que é bombeada para uma cisterna. “É usada para regar plantas e lavar roupa porque essa água é bem limpa”, destacou o empresário.
A Ilha do Mel é o destino perfeito para o ecoturismo. Tem a Mata Atlântica, praias limpas, areia branquinha e grandes formações rochosas. É um paraíso que precisa ser preservado.
A pousada tem dez quartos e na alta temporada fica lotada. Uma estratégia para manter o silêncio ambiente e a qualidade do serviço é não servir almoço, jantar, nem bebidas. Com o projeto do Sebrae, o lucro da pousada aumentou 30%.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email