Pesquisar
Close this search box.

Restaurante é pioneiro no uso de NFC-e

Na última quinta-feira (08), a Sefaz-AM (Secretaria de Estado da Fazenda) emitiu a primeira NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) no segmento de bares e restaurantes do país. O San Fusion Food, localizado na rua Amapá, nº 4, no bairro Nossa Senhora das Graças, especializado em comida asiática foi o estabelecimento pioneiro a operar com o novo documento eletrônico que regulamenta as operações fiscais do varejo.
O restaurante, apesar de ser relativamente novo na praça – iniciou as atividades em janeiro passado -optou por uma reforma completa no sistema de atendimento a fim de facilitar a escolha dos clientes, reduzir tanto o tempo de espera dos pratos quanto do fechamento da conta e assim garantir a satisfação dos frequentadores e aumentar a rotatividade dos fregueses.
“Criamos um cardápio digital armazenado num iPad que fica sob as mesas. O cliente além de conhecer os ingredientes e preços também visualiza a foto do prato. Ao fazer o pedido, os dados são repassados direto para a cozinha. Se houver algum tipo de demanda que exija a presença dos garçons, eles estão a postos. Com smartphones, eles aceleraram o serviço. O sistema de gestão, no entanto não estaria completo sem um mecanismo fiscal tecnológico compatível”, esclareceu o gerente comercial Leonardo Mene da DR2 Mobile, empresa que desenvolveu o sistema.
Assim que o prato é despachado, acontece a baixa automática no estoque. Ao fechar a conta, o funcionário do caixa emite a NFC-e num iPad e o documento físico numa impressora comum. Se o cliente preferir, pode receber a informação por e-mail, SMS ou salvar o QR Code (código bidimensional) da conta e depois consultá-la na página da secretaria: www.sefaz.am.gov.br. “Antes as operações eram realizadas em blocos de notas fiscais em papel. Havia grande perda de tempo com as etapas seguintes. O proprietário não tinha controle pleno. Agora, ao emitir a NFC-e, o faturamento fica registrado e as operações executadas são armazenadas na secretaria de fazenda, facilitando a escrituração, posterior, dos livros fiscais assim como o recolhimento dos tributos”, explicou Leonardo.
A efetividade da NFC-e e a redução significativa dos custos operacionais em virtude do sistema não exigir altos investimentos com aquisição de equipamentos específicos é a nova tendência de registro, que deve substituir, até o final de 2014, o Emissor de Cupom Fiscal, ECF e a nota fiscal em papel, modelo D-2, no varejo amazonense.
Atualmente, o Cadastro de Contribuintes do Amazonas conta com 2.539 empresas do setor de bares e restaurantes registrados na Sefaz, atuando na capital. Todas são potenciais usuários da NFC-e. A Secretaria de Fazenda para estimular a adesão espontânea, lança, no próximo dia 29 de agosto, o emissor gratuito, desenvolvido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, CDLM e o portal da NFC-e. As empresas poderão baixar o software gratuito para quantas máquinas precisarem e começar a operar imediatamente.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar