Resiliência – a palavra do momento

Vou falar hoje sobre essa palavra que está em alta atualmente, mas que meu pai (que faleceu há 11 anos atrás) gostava muito de falar sobre. Na verdade, essa palavra me lembra muito ele: resiliência.

Resiliência é a poderosa capacidade que uma pessoa desenvolve de superação, de lidar com desafios, com mudanças, de se adaptar e readaptar, é a famosa frase do “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

Uma pessoa resiliente tem o controle e o equilíbrio de si, mesmo diante de uma grande pressão. Sabe quando você acha que uma pessoa tem sangue de barata? Na verdade, não é sangue de barata, mas sim é impressionante como alguém consegue ter esse nível de autocontrole.

As pessoas que têm autoestima e autoconfiança crescem de acordo com o seu autoconhecimento. As pessoas com fragilidade nas emoções podem fraquejar diante da pressão.

Ser resiliente não tem nada a ver com vingança. A resiliência é uma atitude vencedora.

E como desenvolvo a resiliência?

Não existe uma forma fácil de desenvolver a resiliência. Na verdade, a resiliência é mais desenvolvida quando passamos por lutas, privações, dificuldades, guerras, rejeições, isolamento, frustrações, traições, incompreensões e coisas do gênero. E, coisas desse tipo ninguém quer enfrentar.

Você consegue treinar sua resiliência em bons cenários? Sim, consegue. Mas ela será provada em um cenário não tão positivo assim.

Pessoas resilientes tem o bom hábito de transformar água em vinho.

Quanto maior for a sua resiliência, mais potencial utilizado, e quanto mais potencial utilizado, mais sucesso você obterá em sua vida. Todos possuem dentro de si a resiliência que se potencializa mediante sua autoestima.

A resiliência é um poderoso mecanismo para desatar o seu potencial. Todo resiliente põe em prática o seu grande potencial.

Pessoas resilientes possuem um enorme valor pela vida e pela existência

Nossa vida não pode passar em branco. Ela precisa ter sentido real e verdadeiro. Todos temos oportunidades de expressar o sentido real da vida através de valores. É por isso que pessoas com valores distorcidos, além de não ter uma vida das melhores, também levam outros consigo.

Muitas vezes pensamos que precisamos viver sem ter com o que nos arrependermos. Mas, um dos grandes momentos da vida é quando se é reconhecido que algo foi feito erroneamente, que precisamos voltar no caminho. E se não for possível voltar no caminho, ao menos mudar os valores.

A resiliência faz com que uma situação caótica se transforme em uma maravilhosa oportunidade, faz com que uma pessoa se torne forte e saudável.

Todo caos costuma virar uma grande virtude para pessoas resilientes.

Trabalhe o máximo que você puder com sua autoestima e autoconfiança, e você verá que passará a obter grandes resultados na vida. Não estou falando sobre altruísmo ou autoconfiança excessiva, mas em humildade.

Quando exploramos nosso potencial somos capazes de transcender o impossível e não existe impossível para os exploradores de potencial.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

*Paula Pedrosa é Diretora Executiva, Headhunter e Coach de Carreira da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio.

Fonte: Paula Pedrosa

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email