Pesquisar
Close this search box.

Reservatórios do Sudeste elevam margem do nível mínimo de segurança

O nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste subiu mais ainda e continua acima da margem mínima de segurança estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). As bacias hidrográficas da região estão com 56,3% da capacidade preenchida, 0,9 p.p. (pontos percentuais) acima de 55,4%, que é o mínimo estipulado pela Curva de Aversão ao Risco para essa época do ano.
As informações são do Informativo Preliminar Diário da Operação referente à última quinta-feira, que é divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional). Os reservatórios armazenam o volume d’água que será utilizado pela usinas hidrelétricas para a produção de energia elétrica.
Com isso, diminuem ainda mais as chances de o governo determinar o acionamento de usinas termelétricas para poupar os níveis dos reservatórios. Neste caso, poderia faltar gás para o consumidor, já que boa parte das térmicas são movidas pelo combustível, e não há gás suficiente para atender ao parque termelétrico e aos diferentes mercados consumidores.
A recuperação do nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é conseqüência das chuvas que vêm atingindo essa área, principalmente o Sudeste, desde meados de janeiro. Antes disso, os reservatórios vinham se mantendo abaixo do nível mínimo de segurança.
Ao mesmo tempo que o nível dos reservatór-ios do sistema Sudeste/Centro-Oeste cresce significativamente, no Sul a situação é inversa. O nível de enchimento vem recuando diariamente, e as bacias da região estão com 62,1% da capacidade cheia.
Mesmo assim, o Sul apresenta um quadro tranqüilo, conforme a Curva de Aversão ao Risco. O nível atual está 43,9 p.p. acima dos 19% mínimos exigidos pelo limite de segurança.
Na região Nordeste, os reservatórios estão com 35,2% da capacidade preenchida. O volume, inferior ao Sudeste/Centro-Oeste, está 22,3 p.p. acima dos 12,5% estipulados pela Curva de Aversão ao Risco para a região. No Norte, os reservatórios estão com 33,9% da capacidade total completada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar