Pesquisar
Close this search box.

Reserva Dr. Sócrates Bomfim é maior do AM

Foi inaugurada no último sábado, 20, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Doutor Sócrates Bomfim, no Condomínio Praia dos Passarinhos, na Avenida do Turismo, zona norte de Manaus. O local é de propriedade das empresas SB Imóveis e CivilCorp Incorporações, conta com o apoio da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e é a maior reserva de patrimônio natural do Estado, com uma área de aproximadamente 230 mil metros quadrados.
Por abrigar espécies da fauna e da flora amazônicas, a RPPN Doutor Sócrates Bomfim tem como principais objetivos a preservação do meio ambiente, o fomento do turismo ecológico e a execução de pesquisas científicas. “Para a manutenção dessa reserva também criamos a Associação dos Amigos da Natureza, em parceria com a Semma e demais órgãos ambientais como o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) e Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Essa associação vai realizar o acompanhamento de trabalhos científicos e garantir que a área será usada apenas para fins ambientais”, informou o sócio-proprietário da CivilCorp, Arnaldo Pereira.
De acordo com a bióloga e ecóloga Ana Cristina Cordeiro, a RPPN será de muita importância para o desenvolvimento de pesquisas científicas. “O uso desse tipo de reserva é principalmente para estudos ambientais que vão acabar garantindo a preservação das espécies presentes na área, como o sauim de Manaus, que já é uma espécie ameaçada de extinção”, destacou.
A RPPN Doutor Sócrates Bomfim realiza processos contrários aos das demais construtoras do mercado que, geralmente, desmatam a vegetação dos terrenos para iniciarem a construção de seus empreendimentos. No caso do Condomínio Praia dos Passarinhos, o loteamento de cada um dos terrenos foi feito após um estudo do local que durou cerca de quatro anos.
Segundo uma das engenheiras da SB Imóveis, Dalva Pinto, são cerca de 350 lotes. “Cada um desses espaços tem em torno de 800 metros quadrados, mas essa área ainda pode variar, lembrando que todos os terrenos são regulares”, afirmou.

Copa
de 2014
A reserva natural tem como objetivos fomentar o turismo ecológico durante a Copa do Mundo, em 2014. “Manaus foi escolhida como sede do mundial por seus parâme­tros ambientais. Empreendimentos como esse, que tem por maior finalidade a conservação ambiental, ajudam muito no progresso da cidade. Então, vamos fazer valer a nossa escolha”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra.
Ainda conforme Dutra, a criação da RPPN Doutor Sócrates Bomfim inicia um novo sistema de gestão ambiental na capital amazonense, uma vez que já está em estudo um plano diretor de meio ambiente a ser elaborado para Manaus até o ano de 2014, e entre as estratégias estão a limpeza das águas do igarapé do Mindu e o resguardo de espécies nativas.

Homenagem familiar

A reserva natural foi batizada de Doutor Sócrates Bomfim como homenagem da proprietária da SB Imóveis, Selma Bomfim, ao seu pai, que se estivesse vivo teria completado 101 anos no dia 30 de maio de 2009.
Sócrates Bomfim nasceu em Eirunepé, era bacharel em direito e entre os seus principais empreendimentos está a Siderama (Companhia Siderúrgica da Amazônia), criada em 1961. Além disso, Bomfim também atuou na literatura e suas obras de destaque são “Um Esboço da Vida Amazônica” e “Proposição de uma Política Mineral para o Estado do Amazonas”.
De acordo com Selma, a escolha do nome também se deve ao fato de Bomfim ter sido muito ligado à natureza e às questões ambientais. “Ele sempre esteve ligado às questões do meio ambiente até por ser nascido e criado no interior amazonense”, frisou.
Para Ronaldo Bomfim, sobrinho do doutor Sócrates, a homenagem foi muito justa. “Essa lembrança foi uma ótima homenagem, ao mesmo tempo em que doa ao Estado do Amazonas uma gleba que simboliza esse amor à terra que o doutor Sócrates sempre teve”, salientou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar