Pesquisar
Close this search box.

Representantes formalizam participação no Fórum de Gestores

Executivos de nove órgãos públicos federais com sede ou representação na Amazônia se reuniram na manhã de ontem para oficializar a instalação da seção amazonense do Fórum de Gestores Federais da Amazônia. Organizada pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), a iniciativa principal do colegiado é concentrar esforços na resolução dos entraves ao desenvolvimento sustentável regional.
Manaus foi a terceira cidade a formalizar paticipação no fórum, depois de Belém e Macapá, fator que poderá significar maior adesão das instituições federais sediadas na Amazônia Legal, principal alvo do colegiado na busca pelo intercâmbio de informações. Segundo o titular da Sudam, Djalma Mello, com a formalização, a idéia é conferir legitimidade necessária para as iniciativas federais nas políticas públicas voltadas para a Amazônia, além de uma maior integração e diálogo entre os órgãos públicos federais. “Essa integração visa evitar o paralelismo e a sobreposição de atividades. Queremos gerar convergência nas políticas públicas para identificar as lacunas existentes na atuação de cada membro participante, através da troca de informações e diminuição dos custos com projetos”, ressaltou. Embora menos da metade das entidades convidadas tenham enviado representantes, a maioria dos discursos se voltou para o processo de desenvolvimento sócioeconômico da Amazônia em sintonia com as soluções tecnológicas criadas ou adaptadas por ações de pesquisa e desenvolvimento. Segundo o superintendente da Ceplac (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), Gláucio César Silva, para incrementar esse desenvolvimento sócio-econômico, é necessário que existam fatores como legislação adequada e investimento em infra-estrutura de produção e comercialização, assim como a disponibilidade de mão-de-obra.
Para Gláucio César, o processo de desenvolvimento da Amazônia vem exigindo das organizações de ciência e tecnologia não somente demandas de natureza tecnológica, mas também demandas políticas, econômicas e administrativas, em caráter imediato ou futuro. “A ação de pesquisa e desenvolvimento se encarrega de criar ou adaptar produtos e processos bem acabados para dar respostas aos problemas tecnológicos do desenvolvimento sócio-econômico”, enfatizou o dirigente.
De acordo com os técnicos da Sudam, a legitimação das ações do Fórum permitirá a criação de um sistema de indicadores regionais e a articulação de estratégias de comunicação com todos os Estados compreendidos pelas ações da superintendência.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar