Pesquisar
Close this search box.

Representante do MS fala sobre violência contra mulher e adolescente

A palestra “Violência contra a mulher e o adolescente – O SUS com suas estratégias de Atenção Integral à Saúde e a Intersetorialidade” será realizada no dia 22 de agosto, das 8h30 às 10h, nas dependências da Policlínica Antônio Reis (rua São Lázaro s/n°, bairro São Lázaro, Distrito de Saúde Sul).
A representante da “Rede de Enfrentamento da Violência” da área técnica em Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, a pedagoga Cláudia Araújo Lima, será a palestrante no evento. O objetivo é qualificar os profissionais de saúde do Distrito na atuação do Savvis (Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual) e fortalecer vínculo com a rede intersetorial, quais sejam a 7° Delegacia de Polícia (para onde são encaminhadas as vítimas de violência sexual), o CRAS(Centro de Referência de Assistência Social), a comunidade local e a Semed (Secretaria Municipal de Educação).
Há um ano implantando no Disas (Distrito de Saúde Sul, este serviço funciona na Policlínica Antônio Reis, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos pediatra e ginecologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e assistente social.
O público-alvo da palestra, além da equipe do Savvis, serão todos os demais servidores da Policlínica, os responsáveis pelas áreas técnicas de Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança e da Equipe de Saúde Mental do Disas, mais os representantes da rede de intersetorialidade.
De acordo com a responsável técnica em saúde da mulher no Disas, enfermeira Bernadete Seabra, a presença de um representante do Ministério da Saúde demonstra a importância que este serviço possui dentro do sistema de saúde.
“É preciso conscientizar todos os servidores sobre a importância desse serviço, para que as vítimas da violência sexual possam ser acolhidas e atendidas com os cuidados especiais que a situação exige”, destacou a enfermeira.
Ainda no dia 22, no turno da tarde, haverá uma reunião de trabalho para montar um projeto operacional para o funcionamento do Savvis, com os seguintes temas:
a 14h – Políticas Publicas e Prevenção à Violência – normas para pre­venção, atendimento e punição à violência sexual;
a 15h – O papel da UBS, Policlínica e Maternidade na atenção às vítimas de violência sexual;

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar