Pesquisar
Close this search box.

Renan Haijin lança seu primeiro álbum, ‘HAIJIN’

Renan Haijin lança seu primeiro álbum, ‘HAIJIN’

Em meio à pandemia da Covid-19, o músico e produtor Renan Haijin resolveu se reinventar e apostar em seu projeto paralelo ao da banda Gramophone, com o álbum solo ‘HAIJIN’, que será lançado no próximo dia 15 de janeiro, nas plataformas digitais. O disco foi produzido com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc.

Com cinco faixas, o álbum conta com participações especiais de Gabi Farias, Dan Stump, Ramon Marola e Andrei Ambrósio. O guitarrista da banda Gramophone destacou o cuidado e carinho que teve para produzir cada faixa do álbum que leva seu sobrenome.

Segundo Haijin, o projeto também conta com um minidocumentário sobre os bastidores da produção do álbum, que contou com um time de profissionais de diferentes áreas da arte, cultura, produção e entretenimento. 

Saxofonista Ítalo Jimenez lança dois clipes

Na virada do ano e no balanço das horas, um dos pioneiros do cenário da música instrumental no Amazonas, Ítalo Jimenez, lançou dois clipes em seu canal no Youtube e em suas redes sociais. Eles fazem parte do projeto MANAUS DUO JAZZ. Trata-se de uma produção audiovisual em dose dupla que  homenageia a cidade com duas músicas de estilos diferentes. 

Um dos clipes traz a composição inédita “Rio Dorado” (de Ítalo Jimenez e Oliver Pellet), estilo baião, alegre e dançante. A outra música é “Tocando Azul”, de Gilson de Souza, que faz parte do CD Codajazz,  primeiro e único álbum do artista que está em vésperas de completar 20 anos de lançamento. O clipe da composição RÍO DORADO foi gravado no mercado municipal Adolfo Lisboa. Os dois clipes podem ser conferidos no canal do músico no Youtube.

Podcast “Tucupi Late Show” reúne entrevistas com artistas 

Os desafios vividos pelos artistas teatrais de Manaus em 2020 por conta da pandemia da Covid-19 são o tema das entrevistas do podcast “Tucupi Late Show”, série em três episódios. Idealizado pelos radialistas e produtores Marlon Pontes e Lucas Anselmo.

Entre os entrevistados, estão as companhias Menina Miúdas Produções, Espatódea Trupe e Panorando Cia. e Produtora. Além das entrevistas, o podcast também compartilha videoclipes de artistas locais, como Yago Reis, Filipe Shimizu (banda Doral Music), Jéssica Stephens, Elias Moreira, Evellyn Jéssica (banda Ev5) e Gabriel Joia (Joiaa).

Os programas já estão disponíveis nas redes sociais do Tucupi Late Show (Instagram, Facebook e YouTube), e os áudios das entrevistas também podem ser escutados pelo Spotify, Deezer e Google Podcasts.

Livro l sobre folclore e ficção científica no spotify

O livro Encantarias vol. 1: Histórias de uma Amazônia futurista é o primeiro livro lançado de modo colaborativo pelo Coletivo Visagem de Escritores de Fantasia e Ficção Científica e já está disponível para download na internet. Além do formato e-book, Encantarias também é disponibilizado semanalmente, em formato audiobook, na plataforma Spotify, como uma ferramenta de acessibilidade para leitores cegos. O primeiro conto já se encontra disponível e pode ser conferido na plataforma.

Para o primeiro volume, o Coletivo Visagem elegeu o Amazofuturismo como o tema central da obra, uma variante da ficção científica que trata sobre formas sustentáveis de lidarmos com a natureza e seus mistérios.

Os contos são assinados pelos autores Jan Santos (“O dia em que enterrei Miguel Arcanjo”), Leila Plácido (“Quase o fim”), Carol Peace (“Almas de Plástico”), Dante Saboia (“2084: Mundos cyberpunks”), Luiz Andrade (“Belas Águas Tristes”), e Jefter Haad (“As pitorescas aventuras do Mamelinho”), com edição e revisão de Tammy Rosas e projeto gráfico de Yan Bentes.

WEB +

Música: Teresa Cristina, Caetano, Emicida e os melhores de 2020 

A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) liberou a lista dos indicados nas categorias de música popular do ano de 2020. Ao todo, a lista se dividiu em 4 grandes categorias. Melhor Artista, Artista Revelação, Melhor Live, cada uma com cinco indicados, e Melhores Discos, em uma lista de 50 álbuns.

Na categoria de artista do ano, concorrem Teresa Cristina, Emicida, Caetano Veloso, Luedji Luna e Mateus Aleluia. Já entre as revelações, o júri da APCA destaca Flora, Gilsons, Guilherme Held, Jadsa e Jup do Bairro (a última, aliás, foi vencedora da categoria de revelação do Prêmio Multishow). Entre as top 5 lives selecionadas estão: Arnaldo Antunes e Vitor Araujo (transmitida no dia 3 de outubro) Caetano Veloso (dia 7 de agosto), Emicida (dia 10 de maio), Coala Festival (de nome Coala.VRTL 2020, dias 12 e 13 de setembro), Teresa Cristina (todas as noites, no próprio Instagram).

Séries: Os lançamentos da Netflix em janeiro de 2021

O mês de janeiro traz uma carreta recheada de esperanças de um 2021 melhor, com direito a vacina e retorno da normalidade no convívio social. Para os assinantes da Netflix, o mês representa o retorno de séries consagradas e adoradas, além da estreia de novos filmes e de produções clássicas que fizeram a parte da vida de muita gente nos anos 1990 e 2000.

O grande destaque da lista de lançamentos da Netflix em janeiro de 2021 é, sem dúvidas, a estreia da terceira temporada de Cobra Kai. Ao lado dela também estreiam novas temporadas da aclamada produção de Ryan Murphy, Pose, e de Expresso do Amanhã, que adaptou a trama do filme homônimo de Bong Joon Ho para as telinhas.

Entre os seriados estreantes, temos a inusitada A História do Palavrão — tudo apresentado pelo maravilhoso Nicolas Cage. Os fãs de histórias de crime poderão assistir à minissérie documental Night Stalker: Tortura e Terror, que conta a história de um serial killer imprevisível que tocou o terror nos anos 1980. Para fechar, também tem coisa velha nova neste mês: as seis temporadas de Dawson’s Creek chegam ao serviço para tentar tapar o buraco que será deixado por Friends, Um Maluco no Pedaço e Gossip Girls.

Se você é amante do cinema, temos duas indicações de filmes para você ficar de olho neste mês de janeiro. A primeira delas é o drama Pieces of a Woman, uma história de perda familiar, luto e amor que promete mexer com muita gente; a segunda é Zona de Combate, novo ação estrelado por Anthony Mackie.

É meme:

  • Bolsonaro posta trecho de animação, mas omite quem é real vilão da história

Hashtags – 

1 #argentina – País vizinho autorizou o aborto e virou notícia

2 #pregão – Governo Bolsonaro fracassa ao tentar comprar agulhas e seringas

3 #Neymar – Superfesta de fim de ano do jogador dividiu a timeline 

4 #segundaonda – Covid voltou com força no Brasil

5 #Amazonas – Classe comercial de Manaus vai às ruas contra decreto de lockdown

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar