′Remédios′ para fortalecer a imunidade

As pessoas possuem uma arma poderosa contra o coronavírus, mas algumas estão tão apavoradas que nem percebem o poder que essa arma possui: o fortalecimento do sistema imunológico.

“O sistema imune, ou sistema imunológico, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, que impedem, assim, o desenvolvimento de doenças”, explicou a biomédica Marcela Lemos.

“A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis”, completou.

Já a nutricionista Ellen D’Arc disse que produtos naturais e cuidados diários podem ajudar a fortalecer o sistema imune e blindar o organismo.

“Aumentar a imunidade não vai impedir o contágio do vírus, nem curá-lo, a importância desse fortalecimento é ajudar a preparar as defesas do corpo para enfrentar a doença ou outras infecções”, alertou.

“Nossas escolhas diárias influenciam diretamente o sistema imunológico, dessa forma para que as células de defesa funcionem de maneira adequada é necessário que nutrientes sejam consumidos na quantidade correta e de forma contínua”, explicou.

Ellen listou alguns alimentos que devem ser inclusos no dia a dia para fortalecer a imunidade de qualquer pessoa.

Castanhas são excelentes aliadas da saúde. São ricas em nutrientes e vitaminas, além de terem em suas composições gordura boa (HDL) e serem ótimas antioxidantes. As castanhas são grandes fontes de selênio, que estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, potencializando o nosso sistema de defesa.

A mangarataia é importante para combater a proliferação de vírus e bactérias, a mangarataia ainda tem ação anti-inflamatória, bacteriana e antisséptica.

A vitamina C é de extrema importância para a defesa do organismo. Ela aumenta a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. É encontrada no limão, laranja, tangerina, acerola, bem como nos vegetais verde escuro como couve, brócolis, repolho, maxixe, quiabo e jambu.

Refeição completa

A consultora em nutrição Isabela Lorizola afirmou que não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19.

“Porém, fazer refeições equilibradas, contendo todos os grupos da pirâmide alimentar em porções adequadas, como carboidratos, proteínas e gorduras boas, além das frutas verduras e legumes, ajuda a fortalecer o organismo e auxilia no bom funcionamento do intestino”, garantiu.

“Também é importante controlar o estresse, pois um dos hormônios liberado nessas condições é o cortisol que, em desequilíbrio, interfere na qualidade do sono, o que pode resultar na predisposição a contaminações”, ressaltou.

Isabela preparou uma refeição completa, do café da manhã ao lanche da noite, para fortalecer o organismo.

No café da manhã, uma xícara de café com leite mais mangarataia. Além de sua ação antioxidante, é fonte de cafeína e possui ação termogênica, auxiliando a acelerar o metabolismo e manter o corpo aquecido. Pão integral, rico em fibras, ajuda no funcionamento intestinal, melhor ainda se for recheado com sardinha (pode ser essas da latinha); no lanche, meio mamão. O fruto contém betacaroteno, que age em prol das células de defesa auxiliando na prevenção de problemas cardiovasculares e colesterol alto; no almoço, sopa de feijão preto e um belo bife de fígado bovino. O feijão preto é rico em ferro, o composto que ajuda a hemoglobina, célula do sangue, a transportar o oxigênio para todo o corpo; no lanche da tarde, iogurte e leites fermentados naturais. Possuem microrganismos que fortalecem o sistema imunológico; no jantar, suco de limão ou laranja, frutas clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos e auxilia no combate a doenças, como a gripe. Sopa de legumes, ovos e músculo. A receita tem carboidrato, nutriente que colabora para o bem-estar e fornece energia. De sobremesa, gelatina de morango. A gelatina possui compostos orgânicos, como cobre, selênio e fósforo, componentes ótimos para estimular o sistema imunológico e diminuir os distúrbios do sono; antes de dormir, uma banana, pois a fruta favorece o sono por conter triptofano, substância que tem poder sedativo.

Por dentro

As feiras de Manaus estão repletas de ‘remédios’ naturais, como a pupunha, fonte de energia, também fortalece a imunidade; tucumã, rico em ômega 3 e vitamina C; goma de tapioca, é livre de glúten e possui vitamina C; banana, ajuda na recuperação muscular, auxilia o sistema nervoso e reduz o estresse; goiaba, rica em vitamina C, a polpa de goiaba aumenta a imunidade, ajudando na prevenção de infecções por vírus e bactérias. A goiaba tem mais vitamina C do que a laranja; melancia, considerada uma das frutas mais completas para o organismo, contribui para a geração de energia do corpo, hidratação e aumenta a imunidade; macaxeira, altamente energética, possui vitamina C; pó de guaraná, poderoso energético; açaí, reúne grande variedade de vitaminas, fortalece o sistema imune e previne infecções; cupuaçu, energético, fortalece o sistema imunológico, tem vitamina C, combate inflamações.

Fonte: Evaldo Ferreira

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