Pesquisar
Close this search box.

Regulação para bancos corre risco de atraso

Estabelecidas para proteger o sistema financeiro de uma nova crise sistêmica, as novas regras de aumento de capital dos bancos correm o risco de atraso na maioria dos países.
O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês), que coordena a resposta dos órgãos reguladores globais à crise financeira em nome do G-20, apresentou relatório que mostra que apenas 8 de 27 países já publicaram documentos com as regras definidas no chamado acordo de Basileia 3.
Com o atraso do cronograma, o FSB adverte que há uma probabilidade muito grande de somente 6 dos 28 bancos mais importantes do mundo – que oferecem riscos ao sistema financeiro internacional -estarem prontos para operar pelas novas regras em janeiro de 2013, quando a regulamentação deve entrar em vigor
No relatório, divulgado na reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países que formam o grupo das 20 maiores economias (G-20), que terminou na segunda-feira na Cidade do México, o FSB fez um apelo para que os países acelerem o processo e cumpram o cronograma no prazo. O aperto no bancos foi acertado pelas maiores economias como resposta à crise internacional para evitar quebras, como a ocorrida em 2008 com o Lehman Brothers.
Apenas Austrália, China, Hong Kong, Índia, Japão, Arábia Saudita, Cingapura e Suíça estão com a regulamentação final publicada. O Brasil ainda não publicou a norma final.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar