Pesquisar
Close this search box.

Reforma Tributária: hora de escolher a menos ruim

Reforma Tributária: hora de escolher a menos ruim

O Brasil é um país que caminha em circulo. A História aqui sempre se repete. Quando se trata de reforma tributária, então…. É cíclica e, de tempos em tempos, aparece como possibilidade de solução dos problemas.

Em alguns casos, não dá em nada. Não passa de discurso político. Na maioria das vezes, é aumento de carga tributária. A novidade nem sempre é positiva.

No atual governo o tema foi bandeira de campanha eleitoral. Há muito se anuncia o projeto de reforma tributária do Executivo, que até esta semana ninguém conhecia. Apenas se sabia que seria moderno, eficaz e revolucionaria o sistema tributário brasileiro. Como sua gestação foi extremamente demorada, a Câmara dos Deputados e o Senado colocaram seus projetos de PEC em tramitação. Tais textos têm vários problemas e desprezam as peculiaridades setoriais e regionais do Brasil.

Quando todos já haviam desistido de esperar, eis que surge o texto do governo federal. Na verdade, pedaço do texto. Segundo eles, o projeto tem ainda mais duas partes, que deverão ser enviadas num futuro. Sem problemas, já esperamos 18 meses, enfrentamos uma pandemia e seguiremos aguardando.

Do que chegou podemos dizer que trata-se de uma proposta tímida e simples e esses são dois adjetivos que, aplicados às leis, não representam virtudes.

A sua timidez está caracterizada pela fusão de tributos pretendida. Enquanto na PEC 45 se pretende aglutinar cinco tributos, na PEC 110 são nove, e na do Executivo apenas dois. Esqueçam a ideia de resolver a guerra fiscal estadual, a questão dos créditos de ISS e ICMS ou outras questões polêmicas. Nessa projeto de lei só se pretende aumentar a alíquota do PIS e da Cofins aglutinando-as sob o nome CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e elevar sua alíquota (no caso de não cumulativa) de 9,25% para 12%.

Pode-se observar ainda que, diferentemente das propostas do Congresso, essa medida não é projeto de emenda à Constituição. Trata-se de simples projeto de lei ordinária. Seu trâmite é muito mais rápido e fácil de ser aprovado. Tem tudo para ser aprovada na frente dos outros projetos. Vai aumentar a arrecadação e pode inviabilizar diversos setores da economia.

Resta agora ao contribuinte acompanhar de perto essas alterações do sistema tributário. Dificilmente haverá alterações para o cidadão. Penso que melhor seria seguir a lição do saudoso Ataliba: “Tributo bom é tributo velho”. Do jeito que as coisas caminham, provavelmente a igualdade será desrespeitada em nome da simplicidade e haverá uma enxurrada de ações no Judiciário. Como disse no início, já vimos isso antes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar