Reflexos positivos da retomada do comércio

O crescimento do comércio no pós-pandemia tem refletido de forma promissora na confiança dos comerciantes. Em nível nacional, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou a maior alta da história em agosto (+11,5%), chegando a 78,2 pontos. Embora permaneça na zona de avaliação pessimista (abaixo dos 100 pontos), o crescimento mensal foi o maior desde o início da realização da pesquisa (abril de 2011). 

Em Manaus, o índice, que em julho apresentou 67 pontos, subiu para 83 em agosto, ficando acima da média nacional. Na mesma pesquisa, 75,2% dos empresários entrevistados na capital amazonense acreditam que a economia irá melhorar pouco ou muito nos próximos meses. Em relação às expectativas de melhora para o comércio, 81,3% dos empresários estão otimistas e 82,2% confiantes no desempenho das próprias empresas nos próximos meses. Portanto, um cenário com boas expectativas por parte dos empresários, em relação à economia e ao desempenho da própria empresa e do segmento comercial. Contribuem decisivamente para essa confiança, as sazonalidades do último trimestre do ano, entre elas o Natal (principal data anual para o comércio), o Dia das Crianças e a Black Friday, que levam ao consequente aumento das vendas entre novembro e dezembro.

Vale destacar que esse otimismo e confiança do empresário manauara é reflexo direto da reabertura gradual do comércio iniciada no dia 1º de junho, na qual muitas atividades, que estavam suspensas, puderam retomar as vendas. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em junho de 2020, o comércio já demonstrou crescimento, com um aumento de 35,5% no volume de vendas e 32,1% na receita nominal, frente a maio de 2020. Já a variação percentual, que compara o volume de vendas do comércio varejista ampliado (que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e segmento de material de construção) do mês atual com o mês anterior foi 38,7% em junho de 2020. 

Conforme os dados apresentados pelo IBGE, o desempenho do comércio amazonense superou a média nacional em todas as principais comparações, colocando o estado entre os mais bem colocados na comparação com outras unidades da Federação. 

Semana do Brasil

Para sustentar essa percepção positiva do cenário atual, no período de 3 a 13 de setembro, será realizada a Semana do Brasil, que a exemplo de 2019, tem o intuito de unir todo o comércio e varejo do País para celebrar a retomada com segurança, da economia e dos empregos. Com o slogan “Todos juntos com segurança pela reconquista e o emprego”, empresas dos mais variados setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, alimentação e material esportivo devem participar e contribuir para o acúmulo das vendas e a circulação da economia.

Com dezenas de lojas cadastradas, a “Black Friday verde e amarela” já está recebendo inscrições de empresários interessados em participar. Segundo números levantados pela Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%.  O presidente em exercício da Fecomércio AM destaca que a Semana do Brasil de 2020 ocorrerá em momento especial. 

“A Semana do Brasil acontecerá em um período maior esse ano, o que vai favorecer, ajudar e fortalecer a atividade comercial e acima de tudo, uma grande injeção de ânimo no comércio para compensar todos aqueles dias, os mais de 100, que o comércio ficou paralisado. Eu sempre digo que os últimos três meses do ano, são especiais, se nós acrescentarmos mais a Semana Brasil em setembro, nós vamos adicionar um quarto mês que será muito bom”, ressalta. 

Para obter mais informações sobre a Semana do Brasil ou se cadastrar, acesse o site www.semanadobrasil.com.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email