Pesquisar
Close this search box.

Reflect desenvolve retrovisor para Toyota com investimento de R$ 2,77 milhões

https://www.jcam.com.br/1001_CAPA A.jpg

A Reflect Indústria e Comércio, única fabricante de retrovisores de motocicletas instalada em Manaus, diversifica sua produção a partir deste ano para atender a Toyota e outras montadoras de automóveis com produção no país. Com investimentos da ordem de R$ 2,77 milhões, a empresa do grupo Metagal anuncia a fabricação do subconjunto eletrônico de espelho retrovisor (uso externo) e do espelho eletrocrômico (uso interno), este último feito sob encomenda da Toyota.

Conforme o diretor-superintendente da Reflect, Ricardo Moreno, o espelho eletrocrômico, tipo de gel utilizado em retrovisores internos, é uma novidade no país, já que nenhuma indústria fabrica o produto em território nacional. “Esse é o projeto de maior sofisticação tecnológica que estamos desenvolvendo. Quando o vidro recebe forte emissão de luz de um outro veículo, ele escurece automaticamente e evita o ofuscamento e o desconforto para o motorista”, disse.

O executivo disse que aReflect inicia a fabricação do espelho eletrocrômico no primeiro semestre deste ano, com um volume mensal de 3.000 unidades. Como o modelo possui uma fotocélula ligada ao circuito eletrônico do carro, funções como bússola e medidor de temperatura podem ser agregados ao produto. “Devido à grande competitividade existente no pólo de duas rodas, decidimos iniciar um processo de diversificação e ampliar nossa capacidade produtiva. Vamos fazer aqui os produtos em que podemos ser competitivos”, destacou Ricardo Moreno.

Para corresponder ao design pedido pela fábrica da Toyota em São Paulo, a corporação adquiriu uma estufa e uma nova linha de produção. Embora atenda somente a montadora japonesa num primeiro momento, o diretor enfatizou que a intenção da Reflect é fornecer o componente para outras fabricantes do país.

Reflect é fornecedora da Honda

Com a mesma visão de mercado, a fábrica começa no segundo semestre de 2008 a produção do subconjunto eletrônico de espelhos retrovisores externos, projeto que recebeu incentivos fiscais do governo do Estado na última reunião do Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas), realizada em dezembro.

Em sua proposta de diversificação enviada à Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), a indústria projetou a contratação de mais dez empregados para trabalhar na nova linha.

Os retrovisores utilizados nas laterais dos automóveis eram antes fabricados em outras unidades do grupo Metagal, localizadas no Sudeste, mas agora serão feitas só no PIM (Pólo Industrial de Manaus).

Conforme Ricardo Moreno, a empresa conseguiu a aprovação desse PPB (Processo Produtivo Básico) em outubro de 2007. “Os espelhos externos terão desembaçador, sensor de temperatura, ajuste automático e articulação para dentro quando o motor estiver desligado, evitando assim acidentes com o retrovisor quando o veículo estiver estacionado”, detalhou, acrescentando que automóveis sofisticados de marcas como Peugeot e Citroën já vêm da fábrica com esse diferencial.

Considerando a fabricação do subconjunto eletrônico externo e do espelho eletrocrômico, a empresa vai produzir 17 modelos de retrovisor neste ano.

De olho no retrovisor

Se a entrada da Reflect no mercado de quadro rodas for tão bem sucedida como seu desempenho no pólo de motocicletas, a tendência é que o grupo Metagal, detentor de 65% do mercado de retrovisores no país, passe mesmo a olhar os concorrentes pelo retrovisor. Há 18 anos, a Reflect se instalou no Parque de Manaus a convite da Moto Honda, para quem fornece hoje toda a sua produção mensal de 300 mil unidades.

No último ano, o desempenho fabril da empresa acompanhou a ‘aceleração’ da montagem de motos, que segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) aumentou 22,7% ante 2006. Na ‘garupa’ no crescimento, a Reflect expandiu em 10% a fabricação de espelhos retrovisores.

Concorrência desleal

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes