Pesquisar
Close this search box.

Redução no preço de luz deve afetar investimentos, dizem especialistas

O governo vai impor ao setor elétrico uma perigosa mudança que pode afetar os investimentos e a qualidade do serviço nos próximos anos. Essa foi a conclusão de especialistas que participaram do Exame Fórum, realizado ontem no Rio de Janeiro.
Segundo Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, a medida do governo para as renovações das concessões foi “esquizofrênica” e pode impactar também outros setores que prestam serviços públicos.
“Esse foi um sinal errado que o governo deu não só para o setor elétrico, mas para todos os setores sob concessão”, disse.
O governo baixou uma medida provisória em que determina às concessionárias de geração, transmissão e distribuição a decidir até o dia 15 deste mês se irão ou não aceitar a renovação da concessão.
Apesar de ter imposto data para a adesão das concessões (grande parte estatais, como Furnas, Chesf e Eletrosul), as empresas ainda não sabem exatamente qual valor será repassado pelos investimentos não amortizados, tampouco a tarifa que receberão.
A partir de janeiro de 2003, as empresas receberão os valores relativos aos ativos ainda não amortizados e passarão a ter uma tarifa que inclui apenas custos de operação e manutenção da concessão.
Por isso, o governo acha que o efeito final será a redução de 20% da tarifa final ao consumidor.
Pires diz que isso pode comprometer os investimentos em expansão do setor elétrico.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar