Pesquisar
Close this search box.

Redução de pedidos e no nível de emprego pioram desempenho da indústria

O desempenho geral da indústria voltou a piorar em julho, aponta o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) HSBC. O indicador registrou 47,8 pontos, ante 49 em junho, e atingiu a maior deterioração nas condições gerais de negócios do setor desde maio de 2009. O resultado do PMI em julho já considera a retirada dos efeitos sazonais. O índice obedece a uma escala de 0 a 100 pontos, sendo 50 a linha divisória entre crescimento e queda da atividade, e resulta da compilação das respostas a questionários enviados a 400 empresas no país.
As quedas registradas na carteira de novos pedidos e do nível de emprego estão entre os principais responsáveis pela redução da produção industrial em julho. Os novos pedidos, que já haviam fechado junho em queda (47,2 pontos), encerraram julho com 45,9 pontos. O nível de emprego atingiu 49 pontos, ante 49,7 pontos em junho. Com isso, a produção industrial caiu pela segunda vez consecutiva, passando de 48,8 pontos em junho para 46,6 pontos em julho.
“De modo geral, os entrevistados atribuíram a redução na entrada de novos trabalhos ao enfraquecimento da demanda global e às condições frágeis do mercado”, observou o economista-chefe do HSBC Bank Brasil, responsável pela PMI no país, André Loes. Além disso, muitas empresas também sugeriram que as taxas de câmbio desfavoráveis contribuíram para o baixo volume de pedidos para exportação durante o período da pesquisa.

Menos exportações

O índice de pedidos de exportações atingiu 47,4 pontos em julho, a mesma pontuação de junho. Foi o quarto mês consecutivo do indicador abaixo dos 50 pontos. Os pedidos em atraso atingiram 45,9 pontos em julho, ante 47,2 em junho. O índice de estoque de bens finais cresceu em julho, atingindo 50,4 pontos, ante 50,1 em junho.
O índice de preços de bens finais também cresceu em julho (50,8 pontos) ante junho (50,5 pontos). Há 22 meses a inflação vem aumentando na indústria. A alta está relacionada ao aumento dos preços dos insumos, tendência que, de acordo com o PMI, vem desde fevereiro – atingiu 53,4 pontos em julho, depois de chegar aos 55,3 pontos no mês de junho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar