Pesquisar
Close this search box.

Redução da dívida não está em jogo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na sexta-feira que a redução da dívida dos Estados não está em negociação. De acordo com o ministro, o afrouxamento da dívida dos Estados significaria a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal e criaria uma situação fiscal instável.
“Aquilo com que o governo se comprometeu é mudar o indexador da dívida dos Estados, porque isso vai diminuir a dívida. Agora, fazer uma redução significa violar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Mantega após almoçar com lideranças empresariais. “Você criar uma situação fiscal instável, aumentar o gasto corrente dos Estados, isso nós não queremos. O que nós queremos é aumentar os investimentos dos Estados e isso está sendo cumprido por meio do espaço fiscal que nós estamos dando para os Estados”.
Mantega ressaltou que o Executivo federal não concorda com a emenda –no projeto de lei de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) –que reduz a dívida dos Estados. “A negociação está no Congresso, a proposta que nós tínhamos nós já fizemos e está lá tramitando. O governo não está negociando a redução da dívida dos Estados. Não está em negociação. É justamente esse ponto [a redução da dívida] que está no projeto de lei complementar que nos fez ficar com a intenção de retirar o projeto”.
O ministro destacou ainda que o governo, nos últimos dez anos, autorizou mais de 100 bilhões de espaço fiscal para os Estados e que isso fez com que os entes da Federação alcançassem um nível de investimento recorde. “Não falta espaço para o investimento dos Estados, o que nós não podemos é comprometer a dívida fiscal do país com essa medida. Com a medida nós não aprovamos a reforma”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar