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Redes sociais reduzem demanda no Procon

O número de reclamações recebidas pelo Procon-AM (Programa Estadual do Direito do Consumidor do Amazonas) em 2011, até ontem (29), chegou a mais de 11.400 atendimentos, segundo dados do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Se comparado com o ano passado, as queixas diminuíram em pouco mais de duas mil ligações.
Na opinião do economista Francisco Mourão Júnior, o avanço da internet sobre os serviços de modo geral faz com que as empresas valorizem tanto o cliente, como a própria imagem. “Com twitter e facebook, a informação gira mais rápido e você pode falar de um produto de forma positiva ou negativa. Isso influencia na visão que o cliente tem da empresa”, disse. Para Mourão Júnior, as empresas estão tendo um cuidado maior no relacionamento, venda e negociação com o consumidor. O economista acredita que o número de reclamações tenha caído por conta da preocupação das empresas com o Marketing.
O setor campeão em reclamações foi o de serviços essenciais com 4.885 atendimentos, cerca de 42% do total de queixas. Internet, abastecimento de água e energia e telefone foram os que mais desagradaram o consumidor amazonense.
Os assuntos financeiros ou bancários neste ano também foram motivo de reclamação, com 2.953 queixas, representando 25,85%. A boa notícia é que esse número caiu razoavelmente em relação a 2010 que teve 4.552 queixas. Produtos e serviços privados também ficaram na lista dos piores serviços, com 2.095 e 1.266, respectivamente.

Reclame Aqui

De acordo com o site ReclameAqui, que recebe diariamente cerca de 7 mil queixas, os serviços que mais tiveram reclamações nos últimos doze meses em todo o Brasil foram telefonia, compras online e internet. Em primeiro lugar, aparece uma operadora de celular com 27.606 queixas. Em seguida, um site de compras online, com 26.801. Em quinto lugar, vem a primeira empresa que oferece serviço de internet, com 14.123 queixas.

Compras online

O serviço de compras pela internet tem crescido no Brasil, mas o atendimento ao consumidor não tem acompanhado o crescimento. Segundo o ReclameAqui, milhares de brasileiros fizeram compras pela internet e não receberam os produtos em 2011. Os atrasos chegam a até 30 dias. Só entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011 foram 45.000 reclamações das 13 maiores lojas cadastradas no site.
Segundo o diretor do Procon-AM, Guilherme Gomes, o Amazonas não tem um grande registro de reclamações referente a compras pela internet ou e-commerce (comércio eletrônico). Já a Decon-AM (Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor) informou que registrou três ocorrências referentes a compras online no período natalino. As queixas são de que o dinheiro foi depositado, mas o produto não foi entregue.

O que fazer?

O Procon-AM aconselha que o consumidor que se sentir lesado faça denúncias pelo número 3215-4000 ou pelo endereço eletrônico www.sejus.am.gov.br. A Decon-AM ou a Comissão de Defesa do Consumidor da ALEAM (Assembleia Legislativa do Amazonas) também recebem denúncias.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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