Redes de fast food preferem shopping center, aponta ABF

Estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) comprova que as redes de fast food realmente preferem instalar suas lojas dentro de shoppings centers. Atualmente, 48% dessas lojas estão localizadas em shoppings; 34% em ruas; 13% em outros locais; 4% em hipermercados; e 1% em galerias ou centros comerciais.
Um exemplo dessa preferência é a rede Bob’s: todas as seis lojas do grupo em Belo Horizonte e Contagem estão localizadas em shoppings. E dos oito quiosques, apenas um não está em centro de compras. “Estamos com maior ênfase nos shoppings por um fator muito simples: é onde nosso cliente prefere nos encontrar, devido a uma série de fatores, como segurança, acessibilidade, estacionamento, o mix de prestação de serviços do local, entre outros”, explicou Mauro Bastos Pinhel, master-franqueado no Estado.
O interesse do Bob’s por lojas em shoppings é tão grande que o grupo prevê, ainda para 2007, a abertura de três lojas, sendo duas delas em shoppings centers, com um investimento inicial de R$1,5 milhão, gerando cerca de 200 empregos diretos e outros mil indiretos.
A pesquisa da ABF foi realizada em parceria com a ECD Consultoria, especializada em food service, no período de maio a julho de 2007, e envolveu 3.068 lojas de fast food, totalizando 56% do mercado e 83% do faturamento do setor, que prevê um crescimento para 2007 em torno de 15,3%.
Pinhel concorda ainda com outro tópico do levantamento, sobre os custos operacionais ou de ocupação destas lojas. Em alguns shoppings este custo chega a representar até 26% do faturamento, sendo a média, das que mais pagam, de 14,69%.
O índice passa para 10,82% nas lojas de ruas e para 9,7% em centros comerciais, galerias e hipermercados. O ideal, afirmou o empresário, é que estes custos sejam inferiores a 10%. “Precisamos, muitas vezes, optar por maior investimento em infra-estrutura ou arcar com estes valores. Quando o ideal seria que as duas coisas pudessem andar juntas, o que seria bom tanto para nós quanto para os centros de compras”, analisou.

Bob’s aposta em público de centros

O primeiro semestre de 2007 foi muito bom para a rede Bob’s em Minas Gerais. A perspectiva era atingir o percentual de 35% do mercado local de fast food na capital até o final do ano, mas os dados preliminares já comprovam que essa meta foi superada ainda em julho.
O master-franqueado afirma que o crescimento ocorreu, principalmente, devido à política implantada de valorização do cliente com a qualidade dos produtos e a excelência no atendimento. “O ritmo firme e crescente mantido é reflexo do sucesso alcançado com nossas ações, destacando a política de valorização das crianças e jovens como consumidores conscientes”, enfatizou.
Um dos destaques da marca em Minas são as ações de responsabilidade social. Mais de 90% dos funcionários são jovens de baixa renda em seu primeiro emprego. Além disso, a direção disponibiliza vagas para jovens com Síndrome de Down e apóia eventos voltados para jovens cadeirantes, principalmente, esportivos.

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