Pesquisar
Close this search box.

Rede óptica leva informações a todas unidades de ensino no Estado

Com investimentos superiores a R$ 2,07 milhões provenientes de recursos do executivo estadual e federal, a Repam (Rede Estadual de Ensino e Pesquisa do Amazonas), terceira rede óptica metropolitana a funcionar no país, iniciou oficialmente suas operações em Manaus, onde vai interligar todas as principais instituições de ensino e pesquisa da capital para ampliar a oferta de capital humano especializado para as atividades do PIM (Pólo Industrial de Manaus).
Segundo o titular da Sect (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia), José Aldemir de Oliveira, a iniciativa traz o intercâmbio de pesquisas, o compartilhamento de informações através de internet e o incremento na formação técnica simultânea voltados principalmente para as áreas tecnológicas, socioambientais e cibernéticas, como alguns dos principais objetivos do ambiente de rede.
Na estimativa de José Aldemir de Oliveira, no primeiro momento, cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado serão atingidas de forma direta a partir de 36 pontos de internet na capital, já que a rede metropolitana deve funcionar como núcleo embrionário.
“Nosso objetivo não é apenas melhorar e beneficiar as instituições de ensino e pesquisa, mas proporcionar benefícios múltiplos de forma indireta para as populações principalmente do interior”, explicou o secretário, acrescentando que o compartilhamento de pesquisas pode incentivar a geração de mais de 30 projetos por ano voltados ao desenvolvimento de novos produtos ou incremento de tecnologias.
Desenvolvida e executada pela Sect em parceria com as universidades federal e estadual, a rede óptica envolveu mais de 50 técnicos para os estudos de viabilidade da implantação e, até o resultado final no primeiro ano de atividades, o sistema vai integrar simultaneamente instituições como o Inpa, Fapeam, Sipam, Cefet, Manaus Energia, Embrapa, CPRM, CBA, CT-PIM, Prodam, Fiocruz, Cetam e Suframa, entre outras.

Capitalizar rede

A reitora da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Marilene Corrêa, lembrou que a implantação de microestruturas (telecentros e centros de inclusão digital) na capital e no interior  vai possibilitar no futuro a capilarização da rede. “Os centros de inclusão e os telecentros também poderão ser utilizados na área da educação à distância, propiciando o acesso a cursos de capacitação e pós-graduação por este processo, aumentando ainda mais a oferta de novos especialistas”, asseverou.
Segundo Marilene Correa, a Repam vai interligar as principais instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e órgãos governamentais associados através de uma rede de fibra óptica, o que proporciona o uso de aplicações com banda larga como educação à distância, videoconferências, telemedicinas, TV digital e transmissão de link de dados.
De acordo com a reitora, serão 36 pontos de rede e quatro pontos de concentração: UEA, Ufam, Prodam e Prefeitura Municipal de Manaus.
“A Repam é fundamental para o desenvolvimento do ensino e pesquisa, pois possibilita às unidades o compartilhamento de informações de forma mais rápida”, acrescentou Marilene Corrêa, afirmando que a segunda etapa da iniciativa deverá ser financiada pelo Banco Mundial, sendo prevista a ampliação na qual contará com a participação da Fundação Hemoam, Delegacia Geral de Polícia Civil, Segel, Fundação Cecon, entre outras instituições.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar