Pesquisar
Close this search box.

Rede municipal registra redução de 8,7% nos casos de malária

Rede municipal registra redução de 8,7% nos casos de malária

No período de janeiro a maio deste ano, a Prefeitura de Manaus registrou a notificação de 1.889 casos de malária, com redução de 8,7% em relação ao mesmo período de 2019. Cada notificação é realizada a partir da rede de diagnóstico da doença no município, com a prefeitura mantendo atualmente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 33 pontos de diagnóstico distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, além do atendimento nas unidades das redes estadual e particular de saúde. 

“Mesmo com a pandemia da Covid-19 e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, a Prefeitura de Manaus procurou manter a oferta do exame na rede de diagnóstico na rotina de atendimento à população, assegurando o tratamento dos pacientes e controlando o risco de aumento de casos, conforme as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto”, observa a gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, enfermeira Alinne Antolini. 

Segundo ela, a lista com o endereço das 33 Unidades de Saúde da rede municipal, que realizam o diagnóstico para a malária pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), e a população deve procurar um dos pontos de diagnóstico da malária no caso de apresentar sintomas como: febre alta, calafrios, tremores, sudorese (suor excessivo) e dor de cabeça, mas algumas pessoas também apresentam náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. 

“O importante é procurar uma unidade de saúde para realizar o exame e iniciar o tratamento de forma imediata. O resultado do exame, em cada um dos 33 pontos de diagnóstico da rede municipal, é divulgado ainda no primeiro atendimento e o resultado é imediato, com o paciente já recebendo a medicação”, informa Alinne, lembrando que o diagnóstico da doença também pode ser feito em pontos de atendimento das redes particular e estadual de saúde. 

Prevenção

As unidades que fazem o diagnóstico em Manaus realizaram 46.816 exames para malária no período de janeiro a maio de 2020. De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Malária da Semsa, João Altecir Nepomuceno da Silva, esses exames foram realizados pelos 69 pontos de diagnóstico localizados nas zonas rural e urbana do município, incluindo os municipais, estaduais e particulares. 

“Os pontos são distribuídos estrategicamente em Manaus, garantindo rapidez no diagnóstico e tratamento, o que é essencial para a interrupção da cadeia de transmissão da doença pela eliminação de fontes de infecção, por meio do mosquito transmissor da malária, o Anopheles darlingi, prevenindo a ocorrência de casos graves e a letalidade”, explica João Altecir. 

A malária é uma doença infecciosa produzida por protozoários do gênero plasmodium, tendo como principal vetor de transmissão o mosquito anopheles, e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um grande problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. 

Na prevenção à malária, a população pode contribuir com cuidados básicos, para evitar a disseminação da doença: uso de mosquiteiros; uso de roupas que protejam pernas e braços, para evitar a picada do mosquito; colocação de telas em portas e janelas; uso de repelentes; e nas áreas de incidência do mosquito transmissor da malária, normalmente locais de floresta com rico manancial de água limpa, é necessário que a população evite frequentar beira de rios, igarapés e áreas alagadas no final da tarde ou no amanhecer, período onde há maior circulação do mosquito transmissor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar