Pesquisar
Close this search box.

Reddit entra na guerra TikTok

De todas as redes sociais populares que existem por aí, o Reddit é uma das mais diferenciadas, com seu foco na alimentação de discussões, interação por upvotes/downvotes, threads e outros recursos oriundos de fóruns da internet. Entretanto, a plataforma pretende ficar mais parecida com a concorrência, já que passou a liberar gradativamente um feed dedicado para consumo de vídeos bem no estilo do TikTok.

A novidade não foi amplamente divulgada, provavelmente devido à estratégia de liberação mais discreta — desde a estreia no final de julho, somente o app para iOS recebeu o botão. Assim como acontece na rede social chinesa, usuários passeiam pelo feed “infinito” de clipes ao arrastar a tela para cima e para baixo.

Entretanto, há algumas diferenças interessantes herdadas de mecanismos exclusivos. Os vídeos podem receber upvotes/downvotes e prêmios (que devem ser comprados com dinheiro real) e nem sempre são curtos ou gravados na vertical, considerando que são apenas simples publicações da rede social. 

Para quem conhece o TikTok e o Reels do Instagram, a interface é bem familiar. Os botões de interação são posicionados à direita da tela, junto com o botão de volume, enquanto o nome do autor fica na parte de baixo, junto com a descrição e uma barra de controle de reprodução.

“Ao longo do ano passado, nosso objetivo era construir um player de vídeo unificado e repensar a interface do mecanismo para corresponder ao que os usuários (novos e antigos) esperam quando se trata de um player de mídia no app”, explicou a rede social ao site TechCrunch.

No feed, as publicações são encaminhadas por algoritmo baseado em interesses, porém sem tanto apelo para descoberta. Os subreddits dos quais você participa são a prioridade, mas comunidades com propostas relacionadas também aparecem no feed. O Reddit, porém, não revelou se a fila de vídeos é alimentada por algoritmos que monitoram a atividade de usuários, então, teoricamente, a experiência seria um pouco diferente do Reels e do TikTok.

Surfando na onda

De fato, a plataforma chega um pouco tarde na moda de “feeds infinitos” e não é a primeira vez que ela se rende às tendências do momento. Ainda assim, é interessante observar que o Reddit também tenta pincelar sua própria identidade às funções “inspiradas” na concorrência.

Por enquanto, não há um cronograma para a liberação do feed dedicado para vídeos em mais plataformas. Portanto, resta aguardar até que a plataforma amplie a função e entender como ela pretende converter a seção para a versão de desktop.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar