Pesquisar
Close this search box.

Recurso de R$ 500 mil para pesquisas

Visando dar continuidade ao avanço da pesquisa em diversas áreas do conhecimento, a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) divulgou a relação com os nomes dos candidatos selecionados para segunda chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Mestrado) fluxo contínuo.
De acordo com o edital 003/2013, as 15 propostas selecionadas irão contar com apoio financeiro em torno R$ 500 mil na categoria bolsas, mais auxílio-pesquisa.
Os projetos serão desenvolvidos nas áreas de Engenharia Química, Linguística, Informação e Comunicação em Saúde, Aquicultura, Processos Construtivos e Saneamento Urbano, Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, Letras e Geografia em diversas instituições de ensino.
O curso com o maior número de propostas aprovadas foi o de Aquicultura da Universidade Uninilton Lins, com oito projetos. As outras instituições participantes aprovaram uma proposta em cada curso.
Entre os contemplados está o pesquisador Taian Macedo Orsi. Ele é graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade União Pioneira da Integração Social em Brasília (Upis/DF) e vai participar do curso Aquicultura na Uninilton Lins com o projeto ‘Exigências nutricionais do pirarucu (Arapaima gigas) em condições laboratoriais’.
De acordo com o pesquisador, o projeto irá avaliar o perfil fisiológico e o desempenho produtivo dos peixes alimentados com diferentes níveis de proteína bruta na dieta, sob condições laboratoriais.
“Por meio da pesquisa, vamos profundar os conhecimentos na área de nutrição básica e aplicada do pirarucu em condições laboratoriais, oferecendo suporte ao desenvolvimento da pesquisa e da cadeia produtiva da espécie. Como resultado, esperamos poder determinar a exigência proteica dessa espécie”, disse.

Sobre o RH-Mestrado

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação ou no Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar