Pesquisar
Close this search box.

Receita tributária em alta

O Governo do Amazonas vem conseguindo manter estável a receita tributária do estado, a despeito da crise econômica em decorrência da pandemia de Covid-19. No mês de julho, segundo dados divulgados no Portal da Transparência Fiscal da Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), houve incremento de 27% em relação ao mesmo mês no ano passado. No acumulado do ano, a alta em relação a 2020 chega a 15%. Principal fonte de receita para o custeio de serviços e investimentos, a arrecadação estadual obteve alta em resultado de ajustes na política fiscal realizados pelo atual governo e, também, como consequência do contexto macroeconômico, como a alta das commodities e aumento da demanda por produtos industrializados, em especial os produzidos pelo Polo Industrial de Manaus, como explica o secretário de fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio.  A receita tributária do mês de julho teve uma evolução importante e foi perto daquilo que já havia sido previsto – um incremento da ordem de 27%.

BOA PERSPECTIVA

De acordo com o secretário, a perspectiva para o mês de agosto e, avançando mais, para o ano de 2022, é animadora. “No mês de agosto, a gente imagina um incremento importante de receita, todavia um pouco menor do que no mês de julho. Esperamos algo em torno de 10% em números reais (descontada a inflação no período). E para o ano as perspectivas são boas. A gente imagina que devemos fechar o ano com incremento em torno de 15% de crescimento real”, estima. 

CONVITE

O secretário estadual de saúde, médico Anoar Samad, destacou em entrevista a um veículo de comunicação local, o avanço da imunização contra a Covid-19 no Amazonas e convidou a população a procurar os postos de vacinação para garantir a primeira ou a segunda dose do imunizante. E destacou, para esta semana, o anúncio do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para a vacinação da população com menos de 12 a 17 anos na capital, iniciando na sexta para o grupo com comorbidade e a partir de sábado para os sem comorbidade.

VACINAÇÃO

Os trabalhadores da Educação começaram a receber ontem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O atendimento nos 27 pontos está sendo realizado por grupos. A estratégia definida pela Secretaria Municipal de Saúde segue a ordem de aplicação da primeira dose nesses profissionais e evita que ocorram aglomerações. A programação para a vacinação da categoria irá até o dia 18/8. A meta da prefeitura é que todos os que trabalham nas instituições de ensino estejam com o ciclo vacinal concluído antes do retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 23 deste mês.

EUROPÉIA

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionada para integrar a segunda fase do Programa Internacional de Cooperação Urbana, da Comissão Europeia, que contará com mais de 100 novas participantes da União Europeia, América, Ásia e Austrália, que se somarão ao programa nos próximos meses. A Prefeitura Municipal, via Instituto de Planejamento Urbano, vai integrar a plataforma de cidades convidadas. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia.

AUDIÊNCIA

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas promove na sexta-feira (13) uma audiência pública para debater o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo do Estado do Amazonas. A audiência ocorrerá de forma híbrida (webinar/presencial) e contará com a participação de diversas entidades da iniciativa privada, poder público e sociedade civil organizada. Essa é a fase final do processo de elaboração do documento que irá nortear as ações de desenvolvimento para o setor pelos próximos 10 anos (2022/2032). 

CRIME

abandono
Foto: Erlon Rodrigues/SSP-AM

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registradas 88 ocorrências policiais de abandono de incapaz em Manaus. A cada 48 horas, pelo menos uma criança ou adolescente foi vítima desse tipo de crime em Manaus. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e mostram crescimento de 23% na comparação com igual período de 2020, quando as delegacias totalizaram 71 notificações. O adulto que abandona um menor de idade sob sua tutela, deixando-o em situação de vulnerabilidade, pode responder ao crime de abandono de incapaz, de acordo com o artigo 133 da Lei n° 2.848. 

PLANO

A operadora aeroportuária Vinci Airports apresentou à diretoria da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas o plano de investimento para os aeroportos do estado. A empresa francesa venceu, em abril deste ano, o leilão da Agência Nacional de Aviação para administrar sete aeroportos da região Norte do Brasil, incluindo três do Amazonas: Manaus, Tabatinga e Tefé. 

CRÉDITO

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com Agência de Fomento do Estado do Amazonas, assinaram um termo de Cooperação Técnica com o objetivo de viabilizar o acesso financeiro de microcrédito para pessoas físicas e jurídicas do estado.

NÚMEROS

A iniciativa busca atender o projeto “Empreender Mais Amazonas”, voltado ao atendimento das atividades empreendedoras dos diversos segmentos de economia do Estado. No “Empreender Mais Amazonas”, são abrigadas condições de financiamento a juros bem menores que os praticados pelo mercado. A linha de crédito varia de R$ 5 mil a R$ 21 mil para categorias de autônomos, MEI, Microempresa, pequenas empresas e profissionais liberais. 

FRASES

“O problema desses bolsões de não vacinados é surgir alguma cepa que seja resistente às vacinas aplicadas e sair desse grupo e ir para quem se vacinou.” Anoar Samad, secretário de Saúde do Amazonas

obras

“É um sonho que será realizado.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, sobre o início das obras de revitalização da AM-010 (Manaus-Itacoatiara)

FOto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar