Pesquisar
Close this search box.

Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio

A Receita Federal prorrogou de 29 abril para 31 de maio a data final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2022.

O órgão trouxe a mudança no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (4/4) com a publicação da Instrução Normativa RFB nº 2.077, que pode ser acessada através do link https://cutt.ly/aFqYCtr 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto

Descrição gerada automaticamente

Educação Fiscal Goiás inicia terceira temporada de Circuito de Lives

Hoje, 6/4, a partir de 19h30 (horário de Brasília), a Procuradora da Fazenda Nacional aposentada, professora da PUCMINAS e autora, Anna Carla Duarte Chrispim vai abrir a terceira temporada do Circuito de Lives do Programa de Educação Fiscal do Estado de Goiás com o webinário “Educação Fiscal como Instrumento Constitucional de Consolidação da Democracia no Brasil”.

O evento poderá ser acessado pelo link: https://youtu.be/TSAqmQkOQq8. Participantes poderão solicitar certificado de participação, mediante formulário disponível no chat da transmissão.

Educação Fiscal em debate

No dia 7/4, às 15h30 (horário Brasília), o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE RJ) convida a todos para a edição especial do projeto Educação Fiscal em Debate.Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Para tratar sobre o Prêmio Estadual de Educação Fiscal, o tema da edição de 2022, e a importância do engajamento de toda a rede, Vicente Oliveira, Carla Lopes, e Rosangela Dias, sob mediação de Carla Arêde, formarão uma mesa redonda.

Para participar, basta acessar o Canal no Youtube da Escola Fazendária: https://www.youtube.com/c/EFAZRJ 

Texto

Descrição gerada automaticamente

Jovem que completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar

De acordo com o art 1.4 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral.

Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade.

É possível fazer a emissão do título de forma on-line, por meio do sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular. Para tanto, basta acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Campanha “Bora Votar!”

Desde o início de setembro, a Justiça Eleitoral promove a campanha “Bora Votar!”, que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

Para saber mais acesse: https://cutt.ly/bD6u1L5 

Liceu Claudio Santoro abriu audições para Camerata de violões e orquestras

O Governo do Amazonas, por meio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, abriu ontem (5/4), as audições da Orquestra Jovem, Camerata de Violões e Orquestra de Repertório Popular. O link para as inscrições ficará disponível na página da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) no Instagram, às 9h, com encerramento na quinta-feira (07/04), às 17h. 

Após efetuar a inscrição, o candidato recebe por e-mail informações sobre local, data e horário da audição. Os inscritos passam por uma avaliação técnica de uma banca examinadora, que vai observar o conhecimento e aptidão da linguagem artística da música. Pessoas sentadas em frente a computador

Descrição gerada automaticamente

No ato da inscrição, os candidatos poderão acessar o regulamento com mais detalhes sobre as vagas. Para se inscrever, são necessárias algumas informações como nome completo, nome artístico/social, telefone, e-mail, escolaridade, além de autorização para uso de imagem e som pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O resultado das audições será divulgado nos murais do Liceu (avenida Pedro Teixeira, 2565, bairro Dom Pedro) e via contato telefônico.

Para saber mais acesse: https://cutt.ly/uD6sL4q 

Homem de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Roberto da Silva Geraldo, auditor fiscal do Amazonas e vice-presidente da Affeam (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas), foi eleito para o Conselho Fiscal da Febrafite. Roberto é Bacharel em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito, e possui Especialização em Ciências Contábeis e Aperfeiçoamento em Auditoria Aplicada e Habilitação de Formação de Professor. Foi presidente do Sindifisco do Amazonas, onde também exerceu diversas funções.

Contato da coluna[email protected] ou  [email protected]

Moisés Hoyos

Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar