Pesquisar
Close this search box.

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR na sexta-feira

A Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Além da internet, o contribuinte pode obter informações pelo 146 -em ambos os casos, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
O dinheiro do terceiro lote terá 3,91% de correção e estará disponível no próximo dia 15 nos bancos. O valor disponível não terá mais qualquer acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte receba a sua restituição.
Pelas normas do imposto de renda, quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para qualquer agência do BB ou para o BB Responde 4004-0001 nas capitais ou 0800 729 0001 nas demais localidades e pedir a transferência para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.
Desde junho, foram liberados 2.337.789 dos 24,3 milhões de declarações entregues neste ano. Se o contribuinte não concordar com os valores deve sacar o dinheiro e reclamar depois à Receita Federal. A restituição ficará disponível no banco por um ano.

Mais alíquotas para o IR

A proposta da nova secretária da RF, Lina Maria Vieira, de aumentar o número de alíquotas do IR foi bem recebida no Congresso Nacional até mesmo por partidos como o DEM e o PSDB. Base aliada e oposição ressaltaram, porém, que a medida não pode significar aumento de carga tributária e deve vir conjugada com novas desonerações, a exemplo do que é feito em vários países. No PT e no PMDB, a avaliação é que a proposta é tecnicamente adequada, mas vai exigir muita discussão até que se consiga estabelecer as novas faixas. “O pulo de 15% para 27,5% é muito grande. A maioria dos países industrializados tem mais alíquotas. Você não tem aquele salto repentino, mas uma curva mais suave.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar