Receita Federal esclarece sobre destinação do Imposto de Renda

Amanhã, 18/03, às 16h, a Receita Federal do Brasil realizará um Webinar sobre Destinação do Imposto de Renda (IR), realizado pela área da Cidadania Fiscal do órgão na 3ª Região Fiscal (CE, MA, PI).

O objetivo é esclarecer aos contribuintes que é possível contribuir para mudar a realidade de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, e dar uma vida mais digna aos idosos, sem nenhum ônus, bastando deduzir uma parte do IR devido para destinar esse valor diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso, por meio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Serão apresentados o resultado da destinação do IR na Declaração de 2020, os valores repassados aos Fundos e valores não repassados em razão de inconsistência no cadastro de alguns Fundos. O Órgão esclarecerá, ainda, como é feito o controle dos valores destinados diretamente na DIRPF, abordando aspectos relacionados à malha fiscal.

O evento será pela plataforma Microsoft, cujo acesso pode ser pelo QR Code ou pelo link: https://bit.ly/38zBDDx

Curso Disseminadores da Educação Fiscal em 2021, no Mato Grosso do Sul, já tem data para começar

O primeiro curso de Disseminadores da Educação Fiscal do ano já tem data para começar. A partir do dia 5 de abril uma nova turma inicia os estudos sobre a função dos tributos e orçamentos públicos na modalidade EaD (Educação à Distância). As inscrições abrem no dia 10 de março e podem ser feitas pelo site da Escolagov (https://www.escolagov.ms.gov.br/).

O curso tem como objetivos sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Para isso, são oferecidas 120 horas de conteúdo, divididos em cinco módulos de aprendizagem. Neste semestre são disponibilizadas 300 vagas. As inscrições para a nova turma começam no dia 10 e terminam no dia 28 de março. Já as aulas estão previstas para começar no dia 5 de abril.

O cadastro do aluno deve ser feito através do portal da Escolagov. 

Serviço

Para mais informações entre em contato com a Escolagov, pelo telefone (67) 3321 – 6100 ou com a Unidade de Educação Fiscal nos números (67) 3389 – 7821 e 3389 – 7822.

Resultado do 58º sorteio mensal da Nota Fiscal Amazonense

Foto: Divulgação

Efaz promove evento pioneiro sobre Educação Fiscal em tempos digitais

Foto: Divulgação

A revolução digital está transformando rapidamente a educação, em todos os seus campos. Pensando nesse desafio, a Escola Fazendária do Paraná (Efaz) promove uma iniciativa inédita no país para debater o tema no âmbito da educação fiscal: é o primeiro “Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal”, a ser realizado em maio em plataformas online.

O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do GT-66, e tem como objetivo disseminar estratégias digitais utilizadas pelas instituições que promovem a Educação Fiscal no Brasil. Para isso, estão abertas as inscrições para trabalhos com relatos de experiências ou projetos de educação fiscal com utilização de recursos digitais. Os cases inscritos serão apresentados duramente o evento ao vivo, durante videoconferência transmitida pelo Youtube.

Podem participar instituições públicas ou privadas de todo o país, assim como professores e alunos de instituições de ensino. Os trabalhos devem relatar iniciativas que tenham a finalidade de fomentar o desenvolvimento de ações com foco no mundo digital por grupos de todo o país. Tais projetos podem estar concluídos, em execução ou em fase de planejamento. Também é possível a submissão de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.

Inscrições de Cases – As inscrições de trabalhos podem ser efetuadas até o dia 30 de março por meio do formulário eletrônico no site da Escola Fazendária do Paraná (http://www.efaz.fazenda.pr.gov.br/). 

Palestras – Além da apresentação dos trabalhos, o evento contará também com palestras sobre o tema, com programação ainda a ser divulgada.

Serviço: Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal

Inscrições de trabalhos: 2/3/2021 a 30/3/2021 (http://www.efaz.fazenda.pr.gov.br/InovacaoDigital).

Evento: 20/5/2021 (Quinta-feira) – Transmissão online pelo Youtube

Coordenadora da Educação Fiscal do Amapá é nova convidada do Circuito de Lives do GEFE-GO

O Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás (GEFE-GO) realiza, na próxima quarta-feira, 24 de março, a partir de 19h30, nova edição de seu circuito de lives com a auditora fiscal e coordenadora geral do Grupo de Educação Fiscal do Amapá, Simei Natércia dos Santos. O webinário terá como tema “A cidadania fiscal no contexto da Educação Fiscal no Amapá”.

A palestrante também é escritora e escreveu a crônica intitulada “A trombeta”. que faz parte de uma antologia de escritores amapaenses.  Durante o webinário, Simei Natércia vai apresentar uma de seus textos, que trata da delicada crise energética do Estado do Amapá no fim de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus.

 A transmissão da live será realizada no canal do Youtube “Educação Fiscal Goiás”, e pela sala de reuniões do aplicativo Zoom, pelo link: https://us02web.zoom.us/j/86325947685

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email