Pesquisar
Close this search box.

Receita começa a intimar contribuintes

Auditores da Receita Federal começaram a entregar ontem 1.470 intimações a contribuintes com fortes indícios de sonegação fiscal, como parte da Enaf (Estratégia Nacional de Autuação da Fiscalização) de 2009.
São Paulo concentra o maior contingente de intimados, 494 contribuintes, seguido de Minas Gerais com 177. Ao todo, são R$ 475 milhões em dívidas com a União.
Outras três operações como essa estão previstas este ano, incluindo as pessoas jurídicas. Os contribuintes que se anteciparem ao Fisco até a data das autuações e regularizarem a situação, estarão livres das multas, que podem variar de 75% a 150% do valor das dívidas.
Muitos desses contribuintes têm mais de uma fonte com rendimentos sujeitos a imposto, mas não declaram todos os valores à Receita Federal.
O órgão também vai intimar contribuintes que tiveram despesas com cartão de crédito incompatíveis com a renda pessoal declarada, ou que não declaram renda, mas utilizaram o cartão nas compras.
Também estão no grupo sócios de empresa ou titulares que possuem movimentações financeiras incompatíveis com a declaração. Quem não declarou a renda com aluguéis também foi acompanhado pelo Fisco.
O proprietário rural que apresentou renda inferior ao gasto com insumos, por exemplo, também foi investigado. A Receita verificou por meio da declaração das empresas fornecedoras de adubos e defensivos agrícolas se houve incompatibilidade nas informações.
No grupo, estão ainda pessoas físicas que foram omissas ao não declarar seus rendimentos, mas realizaram compras de grande valor no ano passado. O contribuinte que declarou empréstimos acima da renda para justificar variação patrimonial também não escapou da Receita.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar