Pesquisar
Close this search box.

Receita ainda espera 58 mil declarações no AM

Termina hoje (30) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF 2013). Até o fim da tarde de ontem, aproximadamente 20% dos contribuintes amazonenses ainda não havia apresentado o documento.
De acordo com a Delegacia da Receita Federal em Manaus, até as 16h desta segunda-feira (29), 241.807 declarações, das 300 mil aguardadas até o fim do prazo no Estado, foram recebidas. O órgão ainda esperava receber, em pouco mais de 24 horas, 58.193 declarações. Apesar do prazo apertado a expectativa da Receita Federal é atingir a meta até o fim do prazo.
“Durante os últimos dias já foi possível perceber um crescimento no ritmo de entrega e amanhã (hoje), por ser o último, deve ser o dia de maior fluxo de transmissão do documento, pois muitos contribuintes deixaram para a última hora”, destacou o delegado da Receita Federal Leonardo Barbosa Frota. Segundo números da própria Delegacia, somente ontem foram entregues mais de 12.767 declarações, das 9h às 16h.
No último fim de semana, uma mobilização do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em parceira com o Sescon-AM (Sindicato das Empresas de Contabilidade) e do Sindcontab-AM (Sindicato dos Profissionais de Contabilidade), procurou levar orientações sobre como preencher o formulário aos contribuintes. No entanto, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Jeane Carmem, explicou que diante do grande volume de dúvidas e para evitar transtornos de última hora as ações foram além do previsto.
“A princípio esta campanha era somente de esclarecimento, mas nós notamos que várias pessoas que estavam obrigadas a declarar não tinham condições de declarar, ou porque não tinham computadores ou conhecimento. São justamente esses contribuintes que mais caem na malha fina, porque não sabem declarar e declaram de forma equivocada. Nós então ficamos sensibilizados e, em alguns casos, fizemos a declaração, evitando que esses contribuintes pudessem cair nas mãos de pessoas não profissionais, e que poderiam até enganar o contribuinte”, disse.
Segundo estimativas do próprio CRC, das cerca de 500 pessoas atendidas nas mobilizações realizadas durante o mês de abril, mais de 300 foram atendidas somente neste fim de semana. “No último dia deste fim de semana houve uma demanda muito grande porque as pessoas ainda deixam para a última hora”, declarou a presidente do conselho.
Para os contribuintes que ainda estão em débito com o fisco, Jeane Carmem faz um alerta: “No Brasil inteiro, na manhã de ontem, ainda faltavam ser entregues cerca de 7 milhões de declarações, que é um número altíssimo. Nós, aqui no Amazonas, temos muitos problemas com a internet, então eu alerto os contribuintes para que não deixem para o último minuto, por que no último minuto a internet fica lenta e a gente acaba não enviando tudo”, avisa.
O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2013 se encerra às 23h59 desta terça-feira.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar