Pesquisar
Close this search box.

Realidade socioeconômica e política brasileira

Administrar a realidade socioeconômica e política brasileira não é tarefa fácil, mas totalmente possível. Precisamos conhecer inicialmente nossa história para em seguida conseguirmos acompanhar os acontecimentos atuais e futuros sem grandes surpresas.
As organizações reagem e agem conforme suas necessidades transformando a realidade e suas conseqüências. Conhecendo as origens da sociedade brasileira e seguindo sua evolução podemos descobrir o por quê de nossa formação sócio-econômica e política com a devida caracterização dos problemas facilitando as soluções. Podemos e devemos buscar diferentes interpretações do desenvolvimento econômico do Brasil a fim de chegarmos a um desenvolvimento positivo com objetivos e metas claras para todos os envolvidos no processo de crescimento.
Todos os acontecimentos possuem um histórico anterior que devem ser analisados minuciosamente. Grandes processos de discórdias são necessários para realizarmos as melhores mudanças necessárias. Os conflitos fazem parte do progresso dentro do capitalismo. Não podemos imaginar um crescimento positivo sem dificuldades reais. No cotidiano deparamos sempre com dificuldades de interpretações e falta de visão global, por isso a dificuldade na solução de problemas. Fatos marcam momentos e estes fazem alterações significativas em nossas vidas. Não podemos pensar que a globalização, a reengenharia, o neoliberalismo entre outros processos venham para atrapalhar as organizações. Devemos sim analisar em todos os momentos a real necessidade da existência de cada processo.
Infelizmente sempre fomos um povo explorado por todos que aqui nos colonizaram e o pior, criamos uma cultura sem a busca de explorar. Isto dificulta consideravelmente nosso desempenho em relação a outras organizações acostumadas ao ato de explorar. Não tivemos grandes revoluções populares e dificilmente teremos. As transformações políticas e econômicas infelizmente continuam sendo feitas por pessoas egoístas e desprovidas da sensibilidade humana para com o processo. Muito se faz e continuará se fazendo em beneficio próprio.
Necessitamos em caráter de urgência melhorar nossa realidade. Acredito que estamos no caminho certo, porém, muito abaixo da velocidade necessária exigida pelo mercado atual. Podemos começar pela real construção da cidadania no Brasil, para isso acontecer devemos nos conscientizar que o inicio deve ser feito por nos mesmos.
Certamente, conhecendo as origens da sociedade, a formação econômica e política, poderemos melhor estudar e caracterizar os problemas sócio-econômicos e políticos do Brasil.
Assim tudo fica mais fácil de se entender e resolver. Deve mos criar diferentes interpretações para melhores soluções de problemas futuros buscando facilitar consideravelmente as decisões que deveremos tomar em nossa vida. O planejamento fará sempre a diferença conseguindo mudar a realidade para melhor e transformando o pensamento individual das pessoas para o coletivo caracterizando com isso o inicio de uma organização prospera. Gerir realidade faz parte de saber administrar momento e ter equilíbrio, conhecimento, preparação, motivação e principalmente atitude.

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial. E-mail: [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar