Pesquisar
Close this search box.

Realidade da web para área de gestão de pessoas

Sabe aquela história de que a internet chegou para dominar o mundo? No universo corporativo dos serviços, o termo deixou de ser tendência para se tornar uma realidade. A facilidade da web tem tornado o modelo tradicional de venda de licença de uso de aplicativos cada vez mais obsoleto.
A tecnologia da informação sempre foi incorporada nas companhias com o ­principal argumento de melhorar o nível de serviços. Os processos já passaram pelos programas em CDs e caixas, lá com seus atrativos na ocasião das primeiras ­instalações, para atingirem soluções que agreguem outras vantagens.
A utilização de um serviço web para a realidade das organizações não só incrementa serviços como carrega ganhos adicionais. O resultado é motivação maior, aperfeiçoamento de modelos de negócio, além de outros benefícios, como o acesso a todas as ferramentas sob demanda, redução de custos operacionais, seja de mão-de-obra ou de matéria-prima, e de investimento em infra-estrutura. Nesse caso, as empresas ainda ganham em expertise e pessoal especializado de um fornecedor.
Entre as atividades que já despontam entre as primeiras da fila para aderir às facilidades da internet –pioneiro está o serviço bancário– estão as de Recursos Hu­manos. E por que o RH?
A evolução vivenciada por algumas áreas de uma corporação tem passado como um ciclone no RH, que, como poucos setores, vem mudando muito nos últimos anos. Aquele papel burocrático, restrito às tarefas de administração de pessoal, não existe mais. Embora seja uma atividade complementar, ela é vital para a gestão empresarial e hoje tem uma atuação mais estratégica, com novas funções e reflexos diretos nos resultados de uma empresa.
Daí a necessidade de incorporar um sistema on-line especializado e hospedeiro, que elimina investimentos “extras” em infra-estrutura, servidores e técnicos dedicados ao suporte, sem preocupações com as licenças para banco de dados e aplicativos. Sem contar a ausência de riscos operacionais e a elevação de custos de desenvolvimento e implantação a cada mudança na legislação brasileira, prática corriqueira em nosso país.
Engana-se, porém, quem relaciona esse RH “sofisticado” somente às grandes corporações.  Muito desse pensamento persistia em função de uma infra-estrutura que as empresas, de qualquer porte, precisavam para implementar um aplicativo de TI. Com a oferta de soluções via web, pe­quenas, médias ou grandes podem ter as facilidades das ferramentas direcionadas à gestão de Recursos Humanos com apenas uma máquina com acesso à internet.
A simplicidade e a proposta vantajosa da prática web nas atividades de RH são mais que bons argu­mentos. São decisivas para um RH moderno, des­cen­tralizado e com total ­in­teração dos empregados e gestores, tornando o papel do administrador de ­pessoal totalmente voltado à ­qualidade da informação, às decisões estratégicas e não às tarefas operacionais do departamento.

Marcelo Bento é diretor comercial da ADP, empresa referência em soluções completas para folha de pagamento e recursos humanos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar